Na reedição da final das Olimpíadas de Pequim, o duelo entre Estados Unidos e Espanha seguiu o mesmo script: jogo duro e parelho, uma leve tensão entre os jogadores e vitória norte-americana assegurada apenas no último quarto. O placar de 107×100 marcou a partida em que a elogiada defesa dos EUA sofreu mais pontos em toda a competição.
O primeiro quarto foi bastante disputado, mas os EUA conseguiram abrir uma vantagem de nove pontos ao abrir 25×16, conseguindo encerrar o período à frente: 35×17. No início do segundo quarto, porém, os espanhóis conseguiram fazer 12-2, virando a partida e fazendo um jogo muito intenso dentro do garrafão. Os americanos conseguiram retomar a vantagem, mas não conseguiam se distanciar no placar, e terminaram o primeiro tempo vencendo por apenas um ponto: 59×28.
O terceiro quarto seguiu na mesma tônica e acabou empatado em 24×24. A decisão foi então para o último e derradeiro quarto, e a estrela de Kevin Durant brilhou mais uma vez. Ele marcou 12 dos 24 pontos da seleção norte-americana no período, sacramentando a vitória por 107×100.
Com isso, os Estados Unidos ganharam sua segunda medalha de ouro em sequência, com cinco jogadores sendo bicampeões: Kobe Bryant, LeBron James, Carmelo Anthony, Chris Paul e Deron Williams. No total, são 14 medalhas de ouro para os americanos na modalidade. Já a Espanha amargou a segunda derrota consecutiva em finais olímpicas.
Destaques:
Estados Unidos
Kevin Durant: 30 pontos, nove rebotes
LeBron James: 19 pontos, sete rebotes
Kobe Bryant: 17 pontos
Espanha
Pau Gasol: 24 pontos, oito rebotes, sete assistências
Juan Carlos Navarro: 21 pontos
Marc Gasol: 17 pontos