O veterano Kyle Korver está retornando ao Utah Jazz após quase uma década. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, o arremessador de 37 anos foi adquirido pela equipe de Salt Lake City em troca finalizada com o Cleveland Cavaliers na noite desta quarta-feira. O time de Ohio, por sua vez, vai receber o ala-armador Alec Burks e duas futuras escolhas de segunda rodada de draft.
A negociação acontece quase cinco meses após o experiente ala ter pedido para ser trocado pelo Cavs. Ele teria a palavra do gerente-geral Koby Altman de que, se quisesse, seria enviado para outra franquia em caso de saída do astro LeBron James. O chutador cobrou a promessa na offseason, mas foi ignorado porque a equipe garantia ter pretensões competitivas iniciando a temporada.
Korver era amplamente especulado como negociável do elenco do Cavaliers desde o começo ruim de campanha do time e, por sua experiência e arremesso certeiro, estava na mira de vários candidatos ao título. Houston Rockets e Philadelphia 76ers eram dois dos supostos interessados em seus serviços. Também em busca de arremessadores, o Jazz pulou à frente da concorrência para adquiri-lo.
Dez anos mais jovem do que o veterano, Burks jogou suas oito temporadas e quase 400 partidas na NBA com a camisa do Jazz. As constantes lesões que sofreu desde que chegou ao basquete profissional, porém, sempre evitaram que o escolhido na loteria do draft de 2011 tivesse um papel mais proeminente dentro do time. Ele é dono de contrato expirante de US$11.5 milhões.
Essa será a segunda passagem de Korver pelo Jazz, equipe que defendeu entre os anos de 2007 e 2010. A tendência é que, como em sua primeira estadia em Utah, saia do banco de reservas novamente como suplente imediato do australiano Joe Ingles. Em 1.120 partidas disputadas na carreira, o veterano acumula médias de 9.9 pontos e 3.0 rebotes, com 43.2% de acerto nos arremessos de longa distância.