A Espanha é a segunda seleção classificada para as semifinais do torneio olímpico. O time comandado por Sergio Scariolo deixou o polêmico jogo contra o Brasil para trás, derrotou a seleção francesa por 66 a 59 e avançou na busca por uma medalha. Agora, os espanhóis vão disputar vaga na decisão em mais um duelo europeu: contra a Rússia, na próxima sexta-feira.
Depois de um início equilibrado e marcado por fortes defesas, a França tomou o controle das ações e – liderado pelo armador Tony Parker – abriu pequena vantagem na segunda metade do período inicial. A diferença seria administrada durante o segundo quarto e, sem ficarem atrás no placar, os comandados de Vincent Collet foram para os vestiários vencendo por 37 a 34.
O intervalo fez bem para a Espanha, que retornou melhor do que o oponente e passou a frente no marcador anotando nove dos 11 primeiros pontos do terceiro período. A liderança não duraria por muito tempo, mas os franceses também não conseguiriam mais abrir diferença e o jogo voltou ao equilíbrio dos minutos inaugurais. O quarto acabaria com dianteira de uma posse em favor da equipe de Collet (53 a 51).
No período final, a França pagou por sua ineficiência ofensiva e viu o jogo escapar de suas mãos. Embora tenha limitado o ataque espanhol a 15 pontos, a equipe converteu apenas seis tentos – três acertos em 18 arremessos – e foi incapaz de manter-se a frente por muito tempo. Com bom aproveitamento também na linha dos lances livres, a Espanha não permitiu qualquer reação do adversário nos minutos decisivos.
Segundos antes do estouro do cronômetro, a partida ainda teve um início de confusão após violenta falta do ala Nicolas Batum sobre o ala-armador Juan Carlos Navarro. Irritados com a agressão (um soco, literalmente) contra o companheiro de elenco, os espanhois foram tirar satisfações com o jogador do Portland Trail Blazers e os árbitros precisaram separar os atletas para evitar algo pior.
Nas semifinais, a Espanha terá uma nova chance de vencer os russos. Na primeira fase, a equipe chegou a abrir vantagem de dígitos duplos, mas permitiu a reação do adversário e foram derrotados. O placar rendeu o primeiro lugar do grupo B à Rússia.
Destaques
França
Boris Diaw: 15 pontos, oito rebotes e cinco assistências
Tony Parker: 15 pontos e seis rebotes
Florent Pietrus: dez pontos
Espanha
Marc Gasol: 14 pontos, oito rebotes e quatro erros de ataque
Juan Carlos Navarro: 12 pontos e seis rebotes
Pau Gasol: dez pontos e 11 rebotes