A Espanha tinha desfalques importantes, começou o EuroBasket com duas derrotas em três partidas e por pouco não foi desclassificada já na primeira fase da competição. Mas o começo instável não importou em nada. O que valeu mesmo foram as seis vitórias nas seis partidas finais da competição, que levaram a seleção espanhola ao seu terceiro título continental nas últimas quatro edições do torneio.
Ao contrário das semifinais, quando a as partidas foram decididas apenas nos últimos segundos, a decisão em Lille esteve bem encaminhada na maior parte de tempo. Atrás no placar desde os minutos iniciais, a Lituânia praticamente não ameaçou a vitória adversária por 80 a 63.
Pau Gasol mais uma vez foi o líder da seleção espanhola, alcançando um duplo-duplo com 25 pontos e 12 rebotes. Pela seleção lituana, Renaldas Seibutis e Mantas Kalnietis anotaram 13 pontos cada, mas em nenhum momento conseguiram iniciar uma reação para a sua equipe.
Desde o começo da decisão a Espanha abriu uma liderança confortável. Com menos de oito minutos jogados, o placar já estava em 19 a 6, com oito pontos de Pau Gasol. Daí em diante, a diferença ficou em um dígito apenas durante alguns segundos. O terceiro quarto foi vencido pelos espanhóis por 19 a 10 e os últimos dez minutos de partida serviram apenas para os campeões controlarem o jogo.
Mais cedo neste domingo a França venceu a Sérvia por 81 a 68 e ficou com o terceiro lugar neste EuroBasket. Ao final da partida, o armador Tony Parker garantiu para o público francês que estava no estádio em Lille que vai seguir defendendo a seleção do seu país na busca por uma vaga para os Jogos Olímpicos do ano que vem.