Rússia 73 X 54 China
No confronto entre os dois principais destaques individuais da primeira rodada, Andrei Kirilenko levou a melhor em cima do Yi Jianlian. Os russos confirmaram seu favoritismo e passaram sem dificuldades a seleção chinesa, assegurando a permanência na ponta do grupo B e colocando o adversário na “lanterna” da chave.
Depois de anotar os primeiros quatro pontos da partida, a China revelou-se uma presa fácil para os europeus e foi dominado amplamente até o fim do terceiro quarto. Vencendo cada um dos períodos por vantagem mínima de sete pontos, a Rússia construiu vantagem crescente e chegou aos 10 minutos decisivos com 22 pontos de dianteira. Assim, não foi necessário fazer mais do que administrar o resultado para garantir o segundo triunfo na competição.
Na próxima quinta-feira, os russos entram em quadra para enfrentar a seleção brasileira. Os chineses, por sua vez, vão encarar os australianos.
Destaques
Rússia
Andrei Kirilenko: 16 pontos, nove rebotes e quatro roubos de bola
Alexey Shved: 14 pontos e seis assistências
Sasha Kaun: 13 pontos e seis rebotes
Timofey Mozgov: dez pontos
China
Yi Jianlian: 16 pontos e sete rebotes
–
Austrália 70 X 82 Espanha
Liderada por Pau Gasol e Rudy Fernandez, a Espanha alcançou a segunda vitória no torneio olímpico. Os europeus fizeram jus à condição de favoritos e passaram pela Austrália, “vítima” do Brasil na primeira rodada, na manhã desta terça-feira. Este foi o segundo triunfo espanhol e a segunda derrota dos australianos.
Assim como contra a China, os espanhois não tiveram um bom início de jogo e permitiram que o oponente tivesse o controle do placar na maior parte do primeiro período. Nos dois quartos seguintes, porém, os comandados de Sergio Scariolo tomaram as rédeas do jogo e abriram rapidamente boa vantagem sobre o adversário. Com 10 minutos para o fim do duelo, a equipe já tinha 21 pontos de frente e não corria mais qualquer risco.
A Austrália tentará sua primeira vitória na competição na próxima quinta, contra os chineses. Os espanhois, por sua vez, enfrentam a Grã Bretanha.
Destaques
Austrália
Joe Ingles: 12 pontos e seis rebotes
Brad Newley: 12 pontos e seis rebotes
Patrick Mills: 11 pontos
Espanha
Pau Gasol: 20 pontos
Rudy Fernandez: 17 pontos e seis rebotes
Marc Gasol: 12 pontos e sete rebotes
–
Lituânia 72 X 53 Nigéria
A seleção da Lituânia recuperou-se da derrota na estreia contra os argentinos e passou pela Nigéria na manhã desta terça-feira. Na reedição de uma polêmica partida do Pré-Olímpico Mundial, os europeus não deram chances para o principal representante africano. Esta foi a primeira derrota dos nigerianos na competição.
Os lituanos tiveram controle pleno das ações durante o jogo, venceram os quatro períodos e nunca ficaram atrás no marcador. Embora tenham aberto 18 pontos de diferença ainda no segundo quarto, a vitória só foi garantida com um ótimo desempenho nos primeiros minutos pós-intervalo. Anotando nove dos 12 pontos inaugurais do segundo tempo, o time do Leste Europeu elevou a diferença novamente para a casa dos dígitos duplos e não permitiu nova reação adversária, administrando o resultado até o estouro final do cronômetro.
A Lituânia volta a jogar nesta quinta-feira, contra os franceses. Os nigerianos pegam a seleção norte-americana.
Destaques
Lituânia
Darius Songaila: 12 pontos, quatro rebotes e quatro erros de ataque
Linas Kleiza: 11 pontos, seis rebotes e quatro desperdícios de posse
Rimantas Kaukenas: dez pontos
Sarunas Jasikevicius: nove pontos e nove assistências
Nigéria
Al-Farouq Aminu: 12 pontos, 11 rebotes e quatro erros de ataque
Ike Diogu: 12 pontos e dez rebotes
Alade Aminu: dez pontos, seis rebotes e quatro desperdícios de bola
–
França 71 X 64 Argentina
A grande surpresa da rodada ficou por conta da seleção francesa. Depois da derrota na estreia contra os EUA, o time comandado por Vincent Collet recuperou-se e surpreendeu a Argentina em jogo bastante equilibrado. Os argentinos, que haviam passado com facilidade pela Lituânia no último domingo, perderam pela primeira vez na competição. Além disso, deixaram os norte-americanos com a liderança isolada do grupo A.
Os franceses assumiram o controle do placar ainda no fim do primeiro período, mas o oponente não permitiu que abrissem diferença e manteve o jogo equilibrado. Logo após o intervalo, os argentinos chegaram a assumir a ponta por duas oportunidades, mas foram logo contra-atacados pela França e voltaram a ficar atrás.
No último período, os campeões do Pré-Olímpico das Américas seguiram pressionando os europeus na tentativa de recuperar a liderança. Esbarraram, porém, no armador Tony Parker. O atleta do San Antonio Spurs comandou as ações francesas nos minutos finais e colocou números finais no confronto.
A França enfrentará a Lituânia na próxima rodada, enquanto a Argentina busca a recuperação contra a seleção da Tunísia.
Destaques
França
Tony Parker: 17 pontos e cinco assistências
Nicolas Batum: 14 pontos e sete rebotes
Mickael Gelabale: 13 pontos e seis rebotes
Nando de Colo: 11 pontos
Kevin Seraphin: dez pontos e seis rebotes
Argentina
Manu Ginobili: 26 pontos, cinco rebotes e quatro erros de ataque
Luis Scola: 16 pontos e oito rebotes