Espanha 72 x 92 Eslovênia
As semifinais do EuroBasket começaram nesta quinta-feira com uma partida histórica, em Istambul, na Turquia. No duelo entre as únicas seleções até então invictas do torneio, a Eslovênia surpreendeu o mundo e atropelou a favorita e atual campeã, Espanha, por 92 a 72. Essa é a primeira vez na história que os eslovenos alcançam a final da competição mais importante entre seleções da Europa.
Agora, a Eslovênia aguarda o vencedor do duelo entre Rússia e Sérvia, que se enfrentam nesta sexta-feira. A decisão do EuroBasket será disputada neste domingo, a partir das 15h30 (horário de Brasília).
O primeiro tempo da partida foi marcado pelo equilíbrio e pela força ofensiva dos dois ataques. A Eslovênia foi para o intervalo com uma vantagem de apenas quatro pontos: 49 a 45.
Na segunda metade de jogo, os eslovenos passearam em quadra. Comandada pela criativa dupla Goran Dragic e Luka Doncic, a seleção do Leste europeu deu uma aula de basquete. Ótima movimentação de bola, poucos erros cometidos, consistência defensiva e excelente aproveitamento nos chutes do perímetro. A Eslovênia mostrou tudo isso e abriu vantagem no marcador.
Com 16 pontos de frente ao final do terceiro período, os eslovenos seguiram castigando a Espanha no quarto final e saíram de quadra com um triunfo inesquecível.
Para variar, o menino prodígio Doncic foi um dos destaques. O ala-armador de 18 anos ficou perto de alcançar um triplo-duplo: 11 pontos, 12 rebotes e oito assistências. De quebra, ele não cometeu um desperdício de bola sequer nos 35 minutos em que permaneceu em quadra. Os cestinhas da Eslovênia foram Dragic e o ala-pivô Anthony Randolph, com 15 pontos cada.
Pelo lado espanhol, o maior pontuador foi o veterano Pau Gasol, com 16 pontos.
Espanha
Pau Gasol: 16 pontos, seis rebotes, dois tocos e 6-15 nos arremessos de quadra
Ricky Rubio: 13 pontos e três roubadas de bola
Marc Gasol: 12 pontos, dez rebotes e quatro assistências
Eslovênia
Goran Dragic: 15 pontos, seis rebotes e cinco assistências
Anthony Randolph: 15 pontos e três roubadas de bola
Klemen Prepelic: 13 pontos
Gasper Vidmar: 12 pontos e cinco rebotes
Luka Doncic: 11 pontos, 12 rebotes e oito assistências