8xBET

Entenda as legendas da NBA

Sabe quanto pesa um jogador em libras? E quais são aquelas letras nas estatísticas? Saiba de todas essas informações

Fonte: Sabe quanto pesa um jogador em libras? E quais são aquelas letras nas estatísticas? Saiba de todas essas informações

A temporada 2014-15 começou há quase três semanas, mas observando a necessidade de algumas pessoas, o Jumper Brasil resolveu colocar em prática uma ideia antiga, com as legendas da NBA. Aqui, você vai saber quanto um jogador tem de altura, o que significam as estatísticas, e muito mais. Confira:

Posições

Nos últimos anos, houve uma aproximação muito grande da NBA e a Fiba. Porém, algo que nunca teve mudanças foi nas posições dos jogadores. Sem nenhuma invenção de escolta ou lateral, porque apesar de serem termos utilizados aqui no Brasil há décadas, são apenas traduções livres. Pode-se fazer a associação dessas posições com números de um a cinco.

Publicidade

Em inglês, são usadas cinco posições:

1- Point guard (armador)
2- Shooting guard (ala-armador)
3- Small forward (ala)
4- Power forward (ala-pivô)
5- Center (pivô)

Publicidade

Você vai ver ainda, letras que surgem ao lado do nome do atleta. Por exemplo:

Kobe Bryant – SG

Não significa nada além de shooting guard (ala-armador). Ou Chris Paul, um PG (de point guard), que é armador.

Publicidade

Allen Iverson

Existem algumas variações, como combo guard e isso nada mais é do que um jogador que pode jogar nas duas posições da armação. Como exemplo, Allen Iverson, ex-Philadelphia 76ers, e Eric Bledsoe, do Phoenix Suns.

Publicidade

Tem ainda o point forward, denominado para atletas que são alas e possuem atributos de armadores. Scottie Pippen e Toni Kokoc, eram ótimos exemplos nos tempos de Chicago Bulls. Hoje, o mais famoso deles é LeBron James.

Box Score

Quando você lê um box score (estatísticas dos jogadores em uma partida), existem diversos dados que, para uma pessoa inexperiente, não é possível identificar logo de cara. Mas a gente explica:

Publicidade

Lá, você geralmente verá: F, F, C, G, G. São aquelas posições na frente ou antes dos nomes dos jogadores.

Depois temos:

Minutes ou Min: minutos em quadra
FG ou field goal: número de arremessos convertidos – arremessos tentados
3PT: número de arremessos de três pontos convertidos – arremessos de três tentados
FT ou free throws: número de lances livres convertidos – lances livres tentados
Off, Def, Rebounds: rebotes ofensivos, defensivos, e totais
Assists ou Ast: assistências
TO ou turnovers: erros de ataque
Steals ou Stl: roubadas de bola
Blocks ou Blk: bloqueios ou tocos
Blocks against ou BA: bloqueios sofridos
+/-: variação dos pontos da equipe enquanto aquele jogador estava em quadra
Personal fouls ou PF: faltas pessoais
Points ou Pts: pontos
DNP: não jogou

Publicidade

Nos caracteres da TV ou em sites especializados, você vai encontrar as estatísticas individuais. No exemplo abaixo, estão as médias de LeBron James na carreira. As diferenças básicas para um box score são o número de jogos em Games ou G, as porcentagens dos arremessos, e as médias. 

Stats

Publicidade

Alguns desses sites dão as informações em tempo real. No próprio site da NBA.com, você pode acompanhar. Mas existem preferências e a sugestão é o do Yahoo! Sports.

Stats

Peso e altura

Publicidade

Nas transmissões da TV, você sempre vai ver os caracteres de jogadores em libras para peso e pés e polegadas para a altura. Para chegar nos números que nós utilizamos, é necessário usar a calculadora, mas antes disso é preciso identificar o que significa. Por exemplo:

Stats

Publicidade

Entre os sites mais completos em termos de estatísticas e informações do passado, o Basketball Reference é o melhor deles.

Vamos detalhar alguns desses dados:

Kobe Bryant

Height: 6-6
Weight: 200 lbs

Publicidade

Primeiro vamos no height. A tradução disso nada mais é que a altura do atleta. Neste caso, Kobe tem seis pés e seis polegadas.

Mas o que é isso?

Um pé mede 30.48 centímetros, enquanto uma polegada tem 2.55. 

Para chegar na altura exata dele, primeiro multiplicamos 6 (dos pés) x 30.48, e chegamos a 182.88 centímetros. Depois, é só fazer o mesmo com a outra parte, multiplicando 6 (das polegadas) x 2.55 e o valor é 15.3. Para finalizar, é só somar os 182.88 com os 15.3. Portanto, Kobe tem em torno de 1.98 metro.

Publicidade

Agora é o weight. Este é o peso do jogador, em libras. Neste caso, é bem mais fácil. Uma libra pesa 0.45359 quilo. A partir disso, é só multiplicar 200 por 0.45359 e teremos 90.7 quilos. 

Agora, uma situação que você já deve ter visto e talvez não tenha entendido. Nenhum jogador terá a segunda casa do height (altura) acima de 11. Isso se dá porque 11 x 2.55 (polegadas) chega ao limite, com 28.05 centímetros. Se você multiplica por 12, daria 30.6 e esse valor já seria maior do que um pé (30.48). Portanto, você verá atletas de 5’11” (1.80 metro) e logo em seguida terá outros de 6’0″ (1.83 metro).

Publicidade

Claro que são valores aproximados e não podemos nos assustar quando um determinado jogador listado como 6’0″ parece maior do que um de 6’2″. Em algumas ocasiões, eles utilizam tênis e palmilhas maiores e daí temos uma certa confusão.

Publicidade

O menor jogador da história da NBA é o ex-armador Muggsy Bogues. Ele tem apenas 5’3″ ou 1.60 metro. Seu peso, enquanto profissional, era de 136 libras ou 61.69 quilos. Atualmente, o menor é Nate Robinson, do Denver Nuggets, com 5’9″ (1.75 metro). Para quem não se lembra, Robinson foi campeão do torneio de enterradas em três ocasiões diferentes. Porém, ele não é o mais baixo a vencer esse campeonato. Spud Webb, de 5’7″ (1.70 metro), ganhou em 1986.

A NBA já teve alguns gigantes. Entre eles, estão Manute Bol e Gheorghe Muresan. Ambos eram listados com 7’7″, algo em torno de 2.31 metros. Dos que tiveram mais sucesso, destaca-se o chinês Yao Ming, ex-pivô do Houston Rockets. Yao mede 7’6″ (2.29 metros), mesma altura de Shawn Bradley, ex-Dallas Mavericks. 

Publicidade

Recentemente, Hasheem Thabeet era o mais alto da liga, com 7’3″ (2.21 metro). Entretanto, ele não conseguiu fazer parte do elenco do Detroit Pistons e foi dispensado. Hoje, ele disputa a D-League, pelo Grand Rapids Drive. Na atualidade, o pivô Roy Hibbert, do Indiana Pacers, ocupa o posto com 7’2″ (2.18 metro).

Últimas Notícias

Comentários