Enes Kanter Freedom é indicado ao prêmio Nobel da Paz

Comitê da premiação reconhece luta do ex-pivô do Celtics contra abusos dos direitos humanos na China e Turquia

enes kanter freedom nobel Fonte: Steven Ryan / AFP

Os esforços humanitários de um jogador da NBA foram reconhecidos por um dos mais importantes prêmios do planeta. O pivô Enes Kanter Freedom, anteriormente só Enes Kanter, é um dos indicados ao Nobel da Paz desse ano pelo comitê real de seleção norueguês. Essa é a primeira vez que um atleta em atividade na liga seria considerado para a premiação já recebida, por exemplo, por Dalai Lama. 

 

“Eu estou, certamente, honrado de receber uma nomeação para o Nobel da Paz. É a comprovação de que, às vezes, tomar uma posição é mais importante do que o seu próximo salário”, celebrou o veterano, em sua conta no twitter. Ele foi trocado pelo Boston Celtics na última trade deadline e, em seguida, dispensado pelo Houston Rockets. Sua carreira corre risco, aliás, de ter acabado na NBA. 

Publicidade

Freedom tem um histórico de luta contra os abusos do governo autoritário de Recep Erdogan na Turquia, país onde cresceu (filho de pais turcos, o pivô nasceu na Suíça). No entanto, sua indicação estaria mais ligada à recente posição tomada contra o governo chinês por abusos de direitos humanos. O jogador passou a ser um vocal crítico, em particular, do tratamento recebido pelos Uighurs. O povo turcomeno estaria sofrendo genocídio na China. 

Além disso, um grupo de 30 vencedores do Nobel da Paz enviaram carta à direção do Celtics pedindo a recontratação do pivô. Esse grupo de notáveis aponta, em suma, que a franquia deve ficar do “lado certo da história”. Eles não sabem, porém, que regras da liga impedem que o time de Boston assine um novo contrato com o agente livre até o início da próxima offseason. 

Publicidade

“Riscado” da NBA 

A cruzada de Freedom contra a China começou na atual temporada, após utilizar tênis com críticas ao governo do país regularmente. Ele também deu declarações em que confirmava a postura de afronta a um dos maiores mercados consumidores da NBA. Desde então, o jogador de 29 anos vem encarando ameaças e admite que pode ser “riscado” da NBA por causa de seus posicionamentos. 

Recentemente, o pivô revelou ter recebido ligações de representantes da Associação dos Jogadores sendo aconselhado a parar com suas manifestações. Ele nunca havia sido abordado da mesma forma quando as críticas eram ao governo turco. O contato levou-o, em seguida, a conversar com o comissário da NBA. Adam Silver apoiou o direito a voz do atleta, mas teria alertado que a liga, acima de tudo, é um negócio. 

Publicidade

O comitê do parlamento norueguês ainda vai definir o vencedor do prêmio Nobel da Paz no fim do ano, mas, mesmo que siga fora da NBA, Enes Kanter Freedom será um dos nomes em consideração. Em 748 partidas disputadas na liga norte-americana ao longo da carreira, ele registra médias de 11.2 pontos e 7.8 rebotes. 

 

Publicidade

  

Leia mais 

Jogos do Celtics são suspensos na China após manifestação política de Kanter
Kanter critica jogadores antivacina por motivos religiosos
Promotor turco prepara pedido de extradição do “terrorista” Enes Kanter    

Publicidade

  

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:   

Publicidade

Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram 

Últimas Notícias

Comentários