[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=WI4o_fNMXXU]
LeBron James está preparado para começar a analisar suas opções como agente livre. O astro passa férias com a família, mas deixou seu empresário encarregado de ter encontros iniciais com equipes interessadas em contratá-lo. Segundo Marc Stein e Brian Windhorst, da ESPN, cinco times já se reuniram ou vão se reunir com Rich Paul até o fim da semana: Los Angeles Lakers, Phoenix Suns, Dallas Mavericks, Houston Rockets e Cleveland Cavaliers.
Representantes das franquias fizeram apresentações para o agente explicando o que tem a oferecer ao craque e seus planos para montarem elencos de apoio que possam ajudá-lo a conquistar títulos. Fontes próximas do ala garantem que ele não está mais disposto a fazer concessões salariais e só vai assinar um contrato com os máximos valores permitidos pela NBA – salário inicial de US$20.7 milhões.
O dono do Suns, Robert Sarver, viajou até Cleveland para encontrar-se com o empresário na última quarta-feira. De acordo com Chris Broussard, também da ESPN, ele apresentou a ideia de contratar mais um astro (Chris Bosh ou Carmelo Anthony) para atuar ao lado de LeBron no Arizona, além da manutenção de parte da base jovem que quase chegou aos playoffs. Paul é representante do armador Eric Bledsoe, atual agente restrito do time.
“Nós estamos em uma boa posição. Temos muito a oferecer com a variedade de opções do nosso elenco em comparação com os concorrentes. Achamos ter uma chance, mas é óbvio que ele vai tomar sua decisão quando quiser. James é um jogador e negociante inteligente”, disse Sarver, que não tem escondido a intenção de contratar o ala, em entrevista ao jornal Arizona Republic nesta semana.
A ideia de LeBron e Paul em ouvir interessados seria pressionar a diretoria do Miami Heat para que acelere o processo de contratação de reforços de peso para a próxima temporada. Bosh e Dwyane Wade teriam acordos encaminhados para seguir na franquia, mas o presidente Pat Riley encontra problemas para convencer outros jogadores importantes (Luol Deng, Pau Gasol, Kyle Lowry) a aceitarem salários menores do que podem conseguir no mercado.
“As conversas entre ele, Wade e Bosh parecem ter tomado outro rumo recentemente. James está dando um tempo para Pat conseguir melhores reforços, mas, se isso não acontecer rapidamente, buscará outras opções”, contou uma fonte próxima da situação ao jornalista Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports. Até o momento, a única chegada confirmada ao elenco de Miami é o novato Shabazz Napier – que foi elogiado por LeBron há alguns meses.
Stein e Windhorst noticiam que, com a recusa de vários nomes de peso, Riley está focado em trazer arremessadores de longa distância a baixo custo neste momento. O armador Anthony Morrow e o ala Alan Anderson seriam dois atletas procurados pelo dirigente.