Um dos melhores técnicos do basquete universitário chegou à NBA. Bicampeão do Torneio da NCAA com a Universidade da Flórida, Billy Donovan foi apresentado nesta sexta-feira como o sucessor de Scott Brooks no comando do Oklahoma City Thunder. Segundo o repórter Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o treinador assinou contrato de cinco temporadas com a franquia e receberá US$6 milhões anualmente.
“Eu senti que, depois de 19 anos, deixei tudo o que tinha na Universidade da Florida. Cheguei a um momento da vida em que tenho uma tranquilidade maior para fazer essa mudança. Sei que, sempre que você caminha rumo a algo desconhecido, as incertezas existirão. Mas estou empolgado com o desafio e para trazer qualidade ao time”, afirmou o profissional de 49 anos, em sua primeira entrevista coletiva no novo cargo.
Desde a demissão de Brooks, o GM Sam Presti sempre teve Donovan como primeira e única opção para assumir a equipe. O executivo mostrou inabalável confiança de que o técnico de primeira viagem na NBA é a escolha certa para o momento do time. “Quanto mais olhávamos para os candidatos que identificamos, mais ficava evidente que Billy era a pessoa ideal para liderar o Thunder à beira da quadra”, contou.
A falta de experiência no basquete profissional é um óbvio obstáculo que o treinador precisará superar nos próximos meses de trabalho, mas ele avalia que características de suas equipes universitárias podem ser replicadas na NBA. “Meus times sempre tiveram movimentação de bola, atletas em constante movimento e valorização do passe extra. Acho que algumas coisas que fizemos na Florida se traduzirão bem aqui”, apontou.
Mais do que trazer algo novo ao estilo de jogo de Oklahoma, Donovan vai ter a tarefa de lidar com um ambiente cercado pelos rumores envolvendo a possível saída do astro Kevin Durant em 2016. O atual MVP da liga não teria sido consultado por Presti no processo de escolha do treinador, mas foi um dos atletas presentes em sua apresentação e deu a impressão de que “aprovou” o novo comandante.
“Eu sei que Billy vai realizar um bom trabalho. Todos com que conversei disseram que ele trabalha duro, presta atenção em cada detalhe e é um técnico de NBA treinando equipes universitárias. Então, também estou empolgado. Estou muito empolgado para aprender e melhorar com suas orientações. Tentarei fazer meu melhor e mal posso esperar para começarmos”, garantiu o craque, sem objeções.
Donovan chegou a ser selecionado no draft de 1987 e atuar pelo New York Knicks por uma temporada, mas logo largou a carreira de jogador para tornar-se treinador na NCAA. Ele trabalhou como assistente nas Universidades de Kentucky e Marshall antes de chegar à Florida, em 1996. No comando do Gators, o técnico ajudou a formar jogadores como Al Horford, Joakim Noah, Corey Brewer, Bradley Beal e David Lee.