O Philadelphia 76ers era uma das decepções da temporada até a suspensão dos jogos da NBA. E, na opinião de Joel Embiid, esse desempenho abaixo do esperado da equipe espelhava o seu rendimento dentro de quadra. O pivô camaronês admite que ainda estava tentando recuperar-se de um começo de campanha aquém das próprias expectativas quando a liga foi paralisada.
“Sinto que, antes dessa pausa forçada, estava no caminho para voltar a ser minha melhor versão. Especialmente depois do Jogo das Estrelas, a minha mentalidade simplesmente mudou de forma radical. Reconheço que não estava jogando à altura dos meus padrões na primeira metade da temporada. Nem de perto. Ainda vinha mudando isso quando tudo parou”, disse o astro, em entrevista à rede NBC Sports.
Tirando uma lesão no ombro que afastou-o de cinco partidas no começo de março, Embiid realmente vivia seu melhor momento na temporada quando a NBA decidiu parar as suas atividades: desde a parada do All-Star Game, ele já havia tido três atuações de 30 pontos e dez rebotes em seis jogos. Nos 38 duelos anteriores que realizou na campanha, ele só conseguiu seis performances com tal produção.
Até agora, na temporada atual, Embiid está registrando médias menores de pontos (-4.1), rebotes (-1.8), assistências (-0.6), tocos (-0.6) e índice de conversão de arremessos de quadra (-1.0%) do que na campanha 2018-19.