Na vitória do Houston Rockets sobre o Utah Jazz, nesse domingo, o que mais chamou a atenção de todos foi, sem dúvida, a incrível atuação do armador James Harden. O astro anotou 56 pontos, com um aproveitamento absurdo de 76% nos arremessos de quadra. Ele errou apenas seis dos 25 chutes que tentou, converteu sete arremessos de três pontos e distribuiu 13 assistências na partida.
Somando sua pontuação com os que foram convertidos por suas assistências, Harden foi responsável por 91 dos 137 pontos que o Rockets anotou na partida, atingindo mais uma marca histórica na NBA. Com esses números, o camisa 13 agora tem, além da segunda (95 pontos), a terceira melhor marca de todos os tempos em uma partida. Ele fica atrás apenas do ex-pivô Wilt Chamberlain, que foi responsável por 104 pontos do Philadelphia Warriors contra o New York Knicks, em 1962, no famoso jogo em que conseguiu a façanha de anotar 100 pontos.
Harden se tornou ainda o segundo jogador na história da liga a marcar 55 ou mais pontos com 25 ou menos arremessos de quadra. O primeiro foi Michael Jordan, que conseguiu o feito em fevereiro de 1987. Na ocasião, em um duelo contra o New Jersey Nets, a lenda do Chicago Bulls anotou 58 pontos após acertar 16 dos 25 arremessos de quadra.
O armador também se juntou a Chamberlain como os únicos na história da NBA a anotarem 50 ou mais pontos, distribuir dez ou mais assistências e converter pelo menos 75% dos arremessos de quadra.
Na atual temporada, o jogador do Rockets vem mostrando que vai brigar mais uma vez pelo prêmio de MVP. Em 11 partidas disputadas, Harden tem médias de 29.4 pontos, 4.4 rebotes e 9.7 assistências.