O Jogo das Estrelas de 2017 não será mais realizado em Charlotte. A NBA anunciou na noite desta quinta-feira que o evento mudará de sede pela posição contrária da liga à lei House Bill 2, da Carolina do Norte, que limita os direitos de gays, lésbicas e transgêneros no estado. É esperado que uma nova cidade seja confirmada como local das festividades do ano que vem nas próximas semanas.
“Nossos eventos e atividades pretendem ser uma celebração global do basquete, da nossa liga e dos valores em que acreditamos. Mesmo admitindo que não podemos escolher as leis dos locais em que tenhamos negócios, não acreditamos que haja condições de organizarmos as festividades em Charlotte diante do clima criado pela House Bill 2”, declarou a liga, por meio de nota oficial.
A direção da NBA e o Charlotte Hornets discutiam um modo de causar uma “mudança positiva” na situação desde março, quando a lei foi promulgada. A HB2 obriga indivíduos a utilizarem os banheiros públicos que correspondam ao seu sexo de nascimento – e não de identidade de gênero. O dono da franquia local, Michael Jordan, lamentou, mas compreendeu a decisão da liga.
“Nós entendemos os desafios sobre a realização do Jogo das Estrelas em Charlotte na próxima temporada. Houve um esforço exaustivo de todas as partes para a manutenção do evento aqui e estamos decepcionados por não termos conseguido”, ponderou o ex-jogador, que tem promessa da NBA que, se a HB2 for derrubada, a cidade receberá o evento em 2019.
Responsável por promulgar a lei, o governador da Carolina do Norte, Pat McCrory (Partido Republicano), emitiu comunicado em que repudiou a decisão da NBA. O político não parou por aí e foi além: acusou a liga de usar o Jogo das Estrelas como um veículo para forçar suas vontades, posições e modo de pensar sobre o povo do estado por meios ilegais.
“Múltiplos grupos não estão entendendo nossas leis e, assim, traçam uma imagem maligna dos cidadãos da Carolina do Norte. As famílias norte-americanas devem ser alertadas de que corporações da elite econômica estão impondo suas posições políticas nas comunidades em que fazem negócios, passando por cima do processo democrático legal”, atacou McCrory.
A NBA pretende realizar o anúncio da nova sede do Jogo das Estrelas do próximo ano nas próximas semanas. Segundo Adrian Wojnarowski, do site The Vertical, Nova Orleans surgiria como o favorito para receber a semana de festividades da liga em fevereiro. Chicago, Nova Iorque e Indianápolis seriam outras cidades interessadas em assumir a realização dos eventos.
Com o “boicote”, a NBA junta-se a uma série de artistas e eventos que decidiram cancelaram apresentações no estado nos últimos meses, como o cantor Bruce Springsteen, a banda Maroon 5 e a trupe circense Cirque du Soleil. Especula-se que a decisão da liga impulsione cancelamentos de outros eventos esportivos já programados para a Carolina do Norte, como o PGA Championship (golfe).