Buscando ganhar ritmo para o Pré-Olímpico de Split, na Croácia, a seleção brasileira masculina, comandada por Aleksandar Petrovic, realizou dois amistosos diante da Polônia. Ontem, terça-feira (22), o Brasil venceu os poloneses por 68 a 65. Já nesta quarta-feira (23), o time brasileiro derrotou novamente a seleção polaca, desta vez por 85 a 79.
Primeiro jogo – Brasil 68×65 Polônia
Brasil e Polônia protagonizaram um embate marcado por testes, sobretudo na seleção brasileira. Treinando a equipe há quase duas semanas, Petrovic promoveu diversas mudanças na rotação ao longo dos quarenta minutos. No primeiro período, o quinteto titular – formado por Georginho, Benite, Alex, Caboclo e Varejão – conteve grande parte das ações ofensivas polonesas e sofreu somente cinco pontos, deixando a Polônia por oito minutos sem pontuar. O ataque, que vinha em bom ritmo com os cinco iniciais, perdeu ritmo no segundo quarto e o adversário não deixou o Brasil ampliar a vantagem. Na volta do intervalo, mais trocas foram realizadas e a partida não voltou a ter a intensidade do quarto inicial. Ao fim do duelo, a Polônia chegou a encostar no placar, mas não conseguiu conquistar o resultado positivo.
Fim de jogo! E vitória no primeiro teste para o Pré-Olímpico de Split!
Brasil 68
Polônia 65CABOCLO 9pts e 10reb
LEO MEINDL 10pts e 7reb
BENITE 10pts
GEORGINHO 10pts e 6reb#PorTóquio pic.twitter.com/SUhXTgZmrdPublicidade— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) June 22, 2021
Segundo jogo – Brasil 85×79 Polônia
Já para última partida antecedente ao pré-olímpico, Petrovic fez mudanças no time titular e surpreendeu iniciando com Rafael Hettsheimeir na posição quatro. Huertas, Benite, Alex e Varejão completaram o quinteto. A movimentação, contudo, foi negativa e a Polônia sobressaiu sobre a defesa brasileira, em especial nos dez minutos iniciais. Na sequência, já no segundo quarto, a seleção brasileira cresceu de produção e esboçou uma reação, mas não conseguiu tomar a frente do placar. No segundo tempo, os poloneses voltaram a dominar as ações do embate e aumentaram a vantagem para nove pontos ao fim do terceiro período. Entretanto, o time brasileiro, sob o comando de Léo Meindl, destaque da equipe na vitória, fez um ótimo fim de jogo e garantiu o resultado positivo ao vencer a parcial do quarto final por 28 a 13, assim garantindo o triunfo pelo placar de 85 a 79.
VENCEMOS MAIS UMA!
Polônia 79
Brasil 85MEINDL 23pts e 9reb
YAGO 13pts e 3ast
ALEX 10ptsQue venha Split! #PorTóquio pic.twitter.com/OFN4iRu7Xo
Publicidade— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) June 23, 2021
Encerrados os amistosos de preparação, o técnico Aleksandar Petrovic terá de fazer um corte na equipe antes de viajar para a Croácia. Em Split, após os protocolos da COVID-19, mais dois jogadores serão cortados, chegando ao número final de atletas para o pré-olímpico: 12. Na competição, o Brasil estreia no dia 29, às 15h, diante da Tunísia. No dia 30, um dia depois, a seleção brasileira encara a anfitriã Croácia. Os dois melhores da chave avançam para as semifinais, cruzando com os classificados do grupo entre Alemanha, México e Rússia. Os vencedores fazem a grande final do pré-olímpico de basquete e o campeão garante vaga nas Olimpíadas de Tóquio.