A passagem de James Harden pelo Los Angeles Clippers não começou nada bem, mas a fase logo mudou. O experiente craque consolidou-se como armador do time, enquanto os angelinos só sobem na classificação. A equipe venceu 13 dos últimos 15 jogos e, com isso, já assumiram a quarta posição do Oeste. Para o astro, a reviravolta e os resultados atuais não são surpresa. Nem o sumiço repentino dos críticos.
“O encaixe desse elenco é ótimo, em primeiro lugar. Nunca duvidei disso e foi uma das razões pelas quais quis vir para cá. Não começou bem, mas isso era meio óbvio. Ainda assim, já deu motivo para que muita gente dissesse coisas negativas e besteiras. Mas, agora, cadê os críticos? Te desafio a encontrar um deles, pois não vejo mais nenhum”, ironizou o veterano, após a vitória do time contra o Phoenix Suns.
O criticismo, antes de tudo, não é algo estranho para Harden. Afinal, ele tornou-se um dos jogadores mais polarizantes da NBA nos últimos anos. Virou um caso de “ame ou odeie” entre o público da liga. Ao mesmo tempo, o Clippers também se converteu em uma das franquias mais visadas por comentários negativos. O armador sempre soube, por isso, como lidar com a situação: simplesmente ignorar.
“Nós sabíamos que isso aconteceria. Todos teriam muitas opiniões enquanto as coisas não funcionassem. Mas, assim que tudo desse certo, os críticos sumiriam rápido. Para nós, então, isso nunca fez diferença. Acho que o nosso foco, desde o começo, sempre esteve aqui dentro. É sobre melhorar a cada dia e não perder o objetivo de vista”, explicou o atleta de 34 anos.
Leia mais sobre James Harden
- James Harden confirma promessa de contrato máximo do Sixers
- “Estou perto de retomar o meu melhor basquete”, avisa James Harden
- James Harden: “É um momento frustrante para Russell Westbrook”
Volta rápido
Um dos pontos críticos que o Clippers mostra evolução é a defesa em transição. O time esteve entre quem mais tomava pontos em transição após a chegada de Harden. Mas, aos poucos, isso vai mudando. A vitória contra o Suns, aliás, foi uma prova da melhora sensível dos californianos. Os comandados de Tyronn Lue permitiram só oito pontos de contra-ataque a um dos ataques mais perigosos da NBA.
“Nós tivemos que admitir que voltar a quadra com rapidez e reorganizar a defesa era um dos nossos problemas sérios. Eu acho que nós começamos a melhorar assim que vimos a importância de correr e dar combate em quem lidera o contra-ataque. E, além disso, existe a questão da comunicação. Eu sinto que, quanto mais jogamos juntos, mais nós sabemos o que podemos realizar”, avaliou o astro Kawhi Leonard.
O veterano Eric Gordon, por isso, acredita que a defesa em transição foi uma das chaves da vitória sobre o Suns. Talvez, o ponto mais importante de todos. “O Suns, certamente, tem muito poder de fogo. Se você não impuser a defesa e quebrar o ritmo deles, o jogo pode sair das mãos bem rápido. Então, esse foi um teste fundamental para o estado de nossa defesa”, admitiu o ala-armador.
Clichê
Com a melhora defensiva, o cenário se abre para que o poder de fogo do Clippers decida jogos. Isso ficou a mostra, certamente, na vitória contra o Suns. James Harden e o Clippers comprovaram a boa fase acertando 55% dos arremessos de quadra no duelo. Além disso, foram 18 cestas em 34 tentativas de longa distância. Foi uma grande atuação contra um grande adversário, mas Paul George garante que o time ainda está longe do seus melhor.
“Eu amo o estágio em que estamos no momento. Mas, ao mesmo tempo, não estamos contentes apenas com isso. Nós sempre olhamos no espelho em busca do que e como podemos melhorar. E, acima de tudo, trabalhamos para isso. Dá para ver pelas nossas atuações recentes que somos um elenco que trabalha muito. Sei que isso é um clichê, mas sinto que o céu é o limite para esse grupo”, concluiu o experiente ala.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA