Miami Heat 92 X 75 Golden State Warriors
O dono da noite desta quarta-feira foi LeBron James. Para começar, o ala comandou a vitória tranquila fora de casa do Miami Heat sobre o Golden State Warriors por 92 a 75, ajudando a manter a equipe da Flórida na liderança isolada da conferência Leste. E, durante o confronto, ele chegou a duas marcas históricas em sua carreira: deu sua assistência de número 5.000 como profissional e tornou-se o mais jovem jogador a anotar 20.000 pontos na NBA.
Os donos da casa tiveram o gostinho de ficar na liderança apenas nos primeiros minutos de partida. Com uma sequência de 14 pontos sem resposta em três minutos, o Heat tomaria a ponta do marcador ainda no primeiro quarto para nunca mais perdê-la. O Warriors esboçou reação no início do segundo período, mas logo os visitantes – comandados por LeBron – voltariam a assumir as rédeas do duelo e expandir ainda mais a vantagem. No intervalo, o placar já apontava 52 a 38 a favor de Miami.
Embora só precisasse administrar o resultado para sair vitorioso, o time da Flórida teve seu melhor quarto no retorno dos vestiários. Afiado nos arremessos de média e longa distância, impôs parcial de 28 a 12 para elevar a diferença para a casa dos 30 pontos. Foi só no último período, com o triunfo já em mãos e os reservas em quadra, que o Heat diminuiria o ritmo e daria chance para Golden State derrubar um pouco a desvantagem.
LeBron deixou a quadra como o cestinha do jogo (25 pontos) e esteve próximo de conseguir um triplo-duplo, com mais sete rebotes e dez assistências. Dwyane Wade contribuiu para a vitória com 15 pontos, assim como o armador Mario Chalmers. Pelo Warriors, que esteve desfalcado de Stephen Curry pela primeira vez no ano, Jarrett Jack (16) foi o principal anotador.
Destaques
Miami
LeBron James: 25 pontos, sete rebotes e dez assistências
Dwyane Wade: 15 pontos, oito rebotes, seis assistências e cinco roubos de bola
Mario Chalmers: 15 pontos
Chris Bosh: 11 pontos e seis rebotes
Ray Allen: dez pontos e cinco rebotes
Golden State
Jarrett Jack: 16 pontos e cinco erros de ataque
David Lee: 12 pontos e 11 rebotes
Carl Landry: dez pontos e 11 rebotes
Washington Wizards 94 X 95 Sacramento Kings
Nenê Hilário fez mais uma boa partida, mas não foi o suficiente para assegurar a quarta vitória seguida ao Washington Wizards. Atuando fora de casa, o time do brasileiro foi superado nos segundos finais pelo Sacramento Kings e acabou vencido por 95 a 94. Este foi o 29º revés dos comandados de Randy Wittman em 36 jogos disputados na temporada e o primeiro desde a volta do armador John Wall.
Os visitantes estiveram no comando do placar na maior parte do primeiro tempo e chegariam a construir vantagem que flertaria com os dígitos duplos pouco antes do intervalo. No retorno dos vestiários, o Wizards continuaria melhor e, faltando cinco minutos para o último quarto, abriria sua maior vantagem da noite: 11 pontos (66 a 55).
A partir de então, a reação local tomaria forma. Ainda no terceiro período, o time conseguiria uma sequência de pontos para diminuir a defasagem para apenas cinco pontos. No último quarto, a recuperação continuou e culminou no minuto final de jogo, quando o ala John Salmons empatou o confronto em 94 pontos com uma bola de longa distância.
O minuto final de jogo foi um show de erros por parte de Washington, protagonizados pelo calouro Bradley Beal e Wall. Juntos, eles perderam nada menos do que quatro chances de passar a frente e assegurar a vitória. O novato cometeu um desperdício de posse e errou um arremesso no período. Já o armador fez pior: perdeu dois lances livres e não converteu o tiro no estouro do cronômetro para vencer. Com isso, a conversão de só um dos dois lances livres a que Tyreke Evans teve direito com 11 segundos para o fim foi o necessário para que os donos da casa saíssem com o triunfo.
Destaques
Washington
Bradley Beal: 26 pontos e seis assistências
Kevin Seraphin: 16 pontos
Nenê Hilário: 15 pontos, nove rebotes e seis assistências
John Wall: 14 pontos e dez assistências
Sacramento
DeMarcus Cousins: 21 pontos, 16 rebotes, cinco assistências e seis desperdícios de bola
Tyreke Evans: 21 pontos, oito rebotes e oito assistências
John Salmons: 21 pontos
Jimmer Fredette: 12 pontos
Cleveland Cavaliers 93 X 88 Portland Trail Blazers
Com mais uma grande atuação de Kyrie Irving, o Cleveland Cavaliers finalmente alcançou sua 10ª vitória na temporada. No Oregon, a equipe comandada por Byron Scott surpreendeu o Portland Trail Blazers e quebrou a série de três derrotas seguidas que vivia com o placar de 93 a 88. Esta foi a quarta derrota consecutiva do time local, que saíram da zona de classificação aos playoffs da conferência Oeste.
Depois de chegar a abrir quase 20 pontos de frente no segundo quarto, o Cavaliers teria que sobreviver à reação dos donos da casa para sair com a vitória. Logo nos dois primeiros minutos pós-intervalo, o Blazers mostraria a que veio e derrubaria a diferença para nove pontos. A recuperação ganharia novo impulso no início do período seguinte.
Abrindo os 12 minutos decisivos marcando dez dos 11 primeiros pontos, os comandados de Terry Stotts empatariam o jogo pela primeira vez desde o primeiro quarto. Com dois minutos para o fim, com uma cesta do calouro Damian Lillard, o Blazers tomaria a liderança: 86 a 85. Naquele momento, tudo indicava que os locais sairiam vencedores. No entanto, surgiria mais uma vez Irving para resgatar o Cavs nos minutos derradeiros.
O armador colocaria a bola debaixo do braço e anotaria os próximos seis pontos dos visitantes, respondidos por apenas dois do adversário, para retomar a frente – incluídos dois lances livres com 19 segundos para praticamente sacramentar o 10º triunfo do time.
Irving saiu de quadra como o principal anotador da noite, com 31 pontos. O ala-pivô Tristan Thompson teve contribuição importante para a vitória com 19 pontos e 13 rebotes. Pela equipe mandante, o cestinha foi o ala francês Nicolas Batum (23).
Destaques
Cleveland
Kyrie Irving: 31 pontos, cinco assistências e quatro roubos de bola
Tristan Thompson: 19 pontos e 14 rebotes
Tyler Zeller: 11 pontos e nove rebotes
Portland
Nicolas Batum: 23 pontos, 12 rebotes e nove erros de ataque
Wesley Matthews: 17 pontos e seis rebotes
LaMarcus Aldridge: 15 pontos, dez rebotes e quatro tocos
J.J. Hickson: 13 pontos e 11 rebotes
Damian Lillard: 13 pontos e sete assistências