O Milwaukee Bucks, uma das decepções da temporada, decidiu demitir o técnico Jason Kidd nesta segunda-feira. A informação foi divulgada em primeira mão pelo repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN, e confirmada minutos depois no site oficial da franquia.
Ainda segundo a publicação, o assistente Joe Prunty assumirá o cargo de treinador principal de forma interina já na partida de logo mais contra o Phoenix Suns. A franquia de Milwaukee parece inclinada a trazer um novo técnico somente na próxima offseason.
“Agradecemos por tudo o que Jason fez pelo Bucks, mas decidimos que era o momento de mudar o treinador. Acreditamos que uma nova abordagem e uma mudança de liderança são necessárias para continuar elevando a nossa talentosa equipe para o próximo nível, aproximando-nos do nosso objetivo de competir por títulos. Jason também desempenhou um papel significativo ao ajudar a manter o Bucks em Milwaukee. Agradecemos a ele por todas as suas contribuições e lhe desejamos o melhor”, afirmou o gerente-geral da franquia, Jon Horst, em um comunicado enviado à imprensa.
Kidd foi contratado pelo Bucks em julho de 2014, após ter iniciado a sua carreira de treinador no Brooklyn Nets, na temporada anterior. Desde então, ele levou o time de Milwaukee duas vezes para os playoffs (2015 e 2017), mas foi eliminado na primeira rodada em ambas as oportunidades.
Na atual temporada, o Bucks é apenas o oitavo colocado da conferência Leste, com 23 vitórias e 22 derrotas, e vem de apenas um triunfo nos últimos cinco jogos disputados. Kidd, de 44 anos, tinha contrato com a franquia até 2020. Ele deixa a equipe de Wisconsin com um recorde de 139 vitórias e 152 derrotas (aproveitamento de apenas 48%).
Além da campanha mediana, que está irritando a direção da franquia, outros dois fatores pesaram na demissão do treinador: o péssimo desempenho defensivo da equipe – o Bucks é o sexto pior da liga em eficiência defensiva, já que sofre, em média, 110.4 pontos por 100 posses de bola – e a relação ruim com um dos melhores jogadores do time, o jovem Jabari Parker, que está prestes a voltar às quadras depois de se recuperar de uma grave lesão no joelho esquerdo. Segundo o jornalista Ryen Russillo, que trabalhava até o mês passado na ESPN Radio, Kidd e Parker não estavam se falando.
A notícia da demissão do treinador caiu como uma bomba para o astro do Bucks, o ala Giannis Antetokounmpo. De acordo com o repórter Chris Haynes, da ESPN, o jogador grego teria ficado devastado com a saída de Kidd.