Victor Wembanyama fez história e bateu uma marca de Michael Jordan no duelo contra o Los Angeles Lakers de LeBron James. A vitória não veio nessa sexta-feira (23), mas ele atingiu uma marca rara com o San Antonio Spurs. A primeira escolha do Draft produziu o primeiro jogo de five by five da NBA, em quase cinco anos. Foi apenas a 22ª vez na história que isso ocorreu.
O feito raro é descrito por alguém que consegue produzir em um mesmo jogo: cinco pontos, cinco rebotes, cinco assistências, cinco roubos de bola e cinco tocos. Wembanyama foi o 15º atleta a atingir tal marca em todos os tempos. E igualou algo que só Michael Jordan havia feito na NBA. O francês fez dois jogos consecutivos com pelo menos cinco roubos de bola e cinco tocos. A lenda do Chicago Bulls fez o mesmo em 1987.
O calouro anotou 27 pontos, dez rebotes, oito assistências, cinco roubos de bola e cinco tocos no duelo contra o Lakers. Porém, foi derrotado em grande desempenho de LeBron James e Anthony Davis. O ala marcou 30 pontos, nove rebotes e sete passes decisivos, enquanto o pivô fez 28 pontos e 13 rebotes.
Mas no fim, a maior parte das atenções foi para o desempenho estelar do jovem novato, que segue encantando em seu primeiro ano na liga. Após igualar Jordan, Victor Wembanyama ganhou elogios de LeBron.
“Ele é acima de tudo, especial. Tem um potencial que quase nunca vimos. Eu nem sei se existe um teto para ele. É um cara ilimitado. Vi outros novatos muito impressionantes ao longo da minha carreira e sei reconhecer isso. Além de tudo, ele tem um técnico incrível que vai garantir que ele faça as coisas certas e continue se desenvolvendo. No fim, é o mais importante”, afirmou o camisa 23.
Leia mais!
- Pausa para o All-Star Game é marcada por recordes de Victor Wembanyama
- LeBron James espera encerrar a carreira no Lakers
- Warriors segue como o time mais valioso da NBA; veja o ranking
Falando em técnico, Wembanyama também recebeu elogios de Gregg Popovich após a partida. O veterano treinador ressaltou seu crescimento contínuo ao longo de 2023/24.
“Ele é um cara maravilhoso. Alguém que gosta de trabalhar, que gosta de ser treinado e aprender. Então, é um trabalho conjunto, desde as pequenas coisas e fundamentos até os aspectos mais diferentes que ele tem. Mas é sobre seu talento único no fim. E é só assistir aos jogos, ele está melhor a cada mês e a cada noite”, exaltou.
Além de Victor Wembanyama, o outro calouro a conseguir tal marca foi Jamaal Tinsley, enquanto jogador do Indiana Pacers em 2001.
Marcas da noite
O último jogo 5×5 da história da liga havia acontecido em 2019. Na ocasião, Jusuf Nurkic teve uma partida de 24 pontos, 23 rebotes, sete assistências, cinco roubos de bola e cinco tocos pelo Portland Trail Blazers.
Somente outros três nomes ativos também o fizeram: Anthony Davis, pelo New Orleans Pelicans em 2018; Draymond Green, pelo Golden State Warriors em 2015 e Nicolas Batum, também pelo Blazers, em 2013.
Além disso, os outros nomes que fizeram isso ao longo da história são: Hakeem Olajuwon (seis vezes), Andrei Kirilenko (três vezes), George Johnson, George Gervin, Julius Erving, David Robinson, Derek Coleman, Vlade Divac, Jamaal Tinsley e Marcus Camby.
Além de igualar Jordan, Wembanyama também se tornou o jogador a fazer um five by five de forma mais rápida na história da NBA. Afinal, atuou por apenas 30 minutos e 55 segundos. Aliás, outra marca assustadora é que ele se tornou o primeiro jogador a ter médias de five by five em um período de dois jogos em todos os tempos.
O pivô já tinha ficado a uma assistência da marca na noite anterior, em duelo com o Sacramento Kings. Porém, não conseguiu. Somados os últimos dois jogos, no entanto, ele tem médias de 23 pontos, 11,5 rebotes, seis assistências, cinco roubos de bola e cinco bloqueios.
Por fim, também igualou Hakeem Olajuwon como segundo jogador da história da NBA a fazer um jogo de pelo menos 25 pontos, dez rebotes, cinco assistências, cinco roubos de bola e cinco tocos.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA