A NBA divulgou, nesta sexta-feira (31), a mais recente atualização da corrida ao prêmio de MVP e Nikola Jokic voltou à liderança do ranking. O astro do Denver Nuggets ultrapassou Joel Embiid, que ocupou a primeira posição nas últimas duas semanas. A ausência do pivô do Philadelphia 76ers no que poderia ser um embate direto entre os candidatos, então, pode ter pesado para colocar o sérvio como favorito novamente.
Isso porque Nuggets e Sixers se enfrentaram na segunda-feira, mas Embiid não jogou. A franquia revelou que astro foi poupado por causa de uma lesão na panturrilha que já vem sendo administrada há algum tempo. A tendência é que ele ainda seja preservado mais vezes até o fim da temporada regular.
No entanto, Nikola Jokic entrou em quadra, foi o principal jogador Nuggets e, assim, impulsionou seu retorno à liderança na corrida ao MVP da NBA. Sem Embiid, o craque teve “caminho livre” para anotar mais um triplo-duplo. Foram 25 pontos, 17 rebotes e 12 assistências.
Desde 2016, aliás, Embiid soma cinco vitórias e duas derrotas em confrontos diretos com Jokic. Dos sete duelos entre os pivôs, dois aconteceram Denver, com uma vitória para cada lado. O último triunfo foi do Nuggets, com uma bola decisiva do camisa 15.
Portanto, Embiid perdeu uma chance de redenção na Ball Arena na segunda-feira. Ao mesmo tempo, perdeu a chance de reforçar ainda mais seu favoritismo ao MVP. Antes de desfalcar o 76ers contra o Nuggets, o camaronês disputou 13 partidas consecutivas, levando sua equipe a nove vitórias. Neste período, além disso, engatou uma sequência de de oito vitórias seguidas.
Leia mais!
- Para Tracy McGrady, Nikola Jokic deve ser MVP da temporada da NBA
- Favorito a MVP, Joel Embiid dispara supostas indiretas a Nikola Jokic
- Nikola Jokic: “Qualquer candidato vai merecer prêmio de MVP da temporada”
Por outro lado, não foi só a ausência do adversário que levou Jokic à liderança. Afinal, o time comandado por Michael Malone está próximo de garantir o primeiro lugar da Conferência Oeste. Na última semana, foram duas vitórias em três jogos. O único revés, aliás, foi para o New Orleans Pelicans sem a presença do pivô em quadra.
Poupado, o sérvio não atuou contra o Pelicans. No entanto, foi dominante nos dois triunfos. Contra Sixers, conquistou seu 29º triplo-duplo na temporada. Na vitória contra o Milwaukee Bucks, anotou 31 pontos. Além disso, em 16 jogos disputados desde o intervalo do All-Star Game, Jokic aumentou sua pontuação, rebotes e porcentagem de arremessos.
Apesar da mudança de liderança, a lista de concorrentes a melhor jogador da temporada teve poucas mudanças nesta semana. A principal, foi a introdução de Jimmy Butler no Top 10. O astro doMiami Heat, então, ocupou a vaga de Damian Lillard que não jogará mais na atual temporada.
Por fim, outras duas mudanças. Domantas Sabonis que fez história junto com o Sacramento Kings, ganhou uma posição. Assim, passou Luka Doncic e assumiu a quinta colocação no ranking. Vale lembrar que o lituano foi um dos principais responsáveis por garantir o retorno da equipe aos playoffs após 17 anos.
Da mesma forma, Shai Gilgeous-Alexander também subiu. Isso porque ultrapassou Julius Randle e é o sétimo colocado. Ademais, os nomes se mantiveram como na última atualização. Portanto, Giannis Antetokounmpo permanece em terceiro lugar, enquanto Jayson Tatum é o quarto.
Confira o ranking completo:
1. Nikola Jokic (Denver Nuggets)
2. Joel Embiid (Philadelphia 76ers)
3. Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks)
4. Jayson Tatum (Boston Celtics)
5. Domantas Sabonis (Sacramento Kings)
6. Luka Doncic (Dallas Mavericks)
7. Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder)
8. Julius Randle (New York Knicks)
9. James Harden (Philadelphia 76ers)
10. Jimmy Butler (Miami Heat)
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA