É oficial: Andre Drummond agora sabe cobrar lances livres. Após cinco temporadas de sofrimento, o pivô do Detroit Pistons tornou-se confiável no quesito e já não sofre faltas intencionais, obrigando-o a arremessar da linha do lance livre em todos os jogos. Para o técnico Stan Van Gundy, o sucesso da equipe na atual campanha é um dos sinais de que o jogador amadureceu e agora, não é mais um alvo dos adversários.
“Não creio que aquela estratégia irá funcionar nessa temporada”, afirmou o treinador. “Eu sentia que era um problema que ele precisava resolver. Agora ele pode pegar a bola com mais frequência no ataque sem se preocupar com as faltas”.
Na vitória do Pistons sobre o Milwaukee Bucks por 105 a 96, na noite de sexta-feira, Drummond converteu 14 das 16 tentativas. Em 2017-18, o atleta possui nada menos que 77.8% de aproveitamento, contra 38.6% de acertos na temporada passada.
“O que aconteceu nessa noite não foi por acaso”, disse. “Se você tem uma carreira com 35% de aproveitamento e faz 14 de 16, você viu como foram os arremessos. Todos eles pareceram bons. Não estou surpreso pelo que vi na pré-temporada”.
De fato, o camisa 0 parece bem mais motivado neste início de temporada. Drummond credita a boa fase ao período de treinamentos e agora, ele tornou-se uma opção ofensiva sem ter medo de sofrer faltas.
“Eu não sabia quantos lances livres eu havia feito, mas no último quarto, eu sabia que eram muitos”, disse o pivô. “Mas foi legal ver que eles estavam caindo. É apenas uma confirmação que, durante todos os anos, não só durante o verão, eu sempre trabalhei duro para encontrar algo que realmente funciona”.
Na temporada, Drummond possui médias de 13.8 pontos, 14.2 rebotes, 2.6 assistências e 2.0 roubadas, além de 52.7% de aproveitamento nos arremessos de quadra. O Pistons ocupa o segundo lugar da conferência Leste, com seis vitórias em nove jogos disputados.