O Houston Rockets anunciou que a camisa do lendário Elvin Hayes será aposentada em homenagem a ser realizada na próxima temporada. A retirada do uniforme #44 vai acontecer no dia 18 de novembro, durante o intervalo do jogo contra o Indiana Pacers. A cerimônia está agendada para o dia posterior ao aniversário de 77 anos do ex-jogador e, além disso, celebra a 55ª temporada da franquia.
“Nós estamos ansiosos para comemorarmos a carreira estelar de Elvin aposentando sua camisa. Ele foi, afinal, o superastro do basquete original de Houston. Possui um forte legado não somente na NBA e nossa equipe, mas também na Universidade de Houston. Estamos empolgados, por isso, para colocá-lo no lugar em que merece ao lado de outras lendas”, declarou o dono do time, Tilman Fertitta.
Hayes foi uma lenda da Universidade de Houston e, assim, credenciou-se para ser a primeira escolha do draft de 1968. Acabou selecionado pelo Rockets, então em San Diego, e deixou sua marca imediatamente por causa de sua capacidade de pontuar. Ele teve médias de 28,4 pontos e 17,1 rebotes como calouro, em suma. Tornou-se, dessa forma, o último novato a ser cestinha de uma temporada.
“Representar essa cidade e franquia, antes de tudo, significaram bastante para mim ao longo de minha vida. Saber que meu número estará ao lado de outros ídolos da história, então, é uma honra. Gostaria de agradecer essa organização, mas, acima de tudo, os fãs. Nada se compara ao amor que mostraram por mim em minha carreira e depois”, celebrou o ex-atleta, por meio de nota oficial.
Leia mais
- Carmelo Anthony iguala marca histórica de Kareem e Elvin Hayes
- Jalen Green espera torcedores pacientes em reconstrução do Rockets
- Em reconstrução, Rockets troca Christian Wood para o Mavericks
Carreira estelar
Hayes disputou sete de suas 16 temporadas pelo Rockets, iniciando e terminando a sua carreira na franquia. O ex-pivô acumulou 12 seleções para Jogos das Estrelas, seis eleições para times ideais da liga e, por fim, dois quintetos ideais de defesa. Disputou quase 600 partidas pelo time texano e, como resultado, registrou médias de 20,6 pontos e 12,2 rebotes por noite.
Seus maiores feitos coletivos, no entanto, aconteceram com o Washington Wizards. Ele chegou a três finais da NBA com o time, por exemplo, e foi campeão em 1978. Seu número já havia sido retirado pela equipe da capital e, por isso, ele virará um dos raros nomes com camisas aposentadas por duas franquias. Figurou, dessa forma, nas listas do 50 e 75 maiores jogadores da história da liga.
Elvin Hayes será o sétimo jogador a ter camisa aposentada pelo Rockets. Junta-se, assim, aos ídolos Hakeem Olajuwon, Moses Malone, Yao Ming, Clyde Drexler, Rudy Tomjanovic e Calvin Murphy. Os dois últimos, aliás, atuaram ao lado do mais novo homenageado em suas passagens pela franquia.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram