O ala-pivô Elton Brand está de volta à NBA. Quatro meses depois de anunciar sua aposentadoria, o veterano foi anunciado nesta segunda-feira como novo reforço do Philadelphia 76ers para o restante da temporada. A chegada do atleta de 36 anos foi uma indicação do recém-contratado presidente de operações da franquia, Jerry Colangelo, e deverá ser mais ativo como uma presença positiva entre os jovens do elenco do que, propriamente, em quadra.
“Eu sei o que todos estão pensando: você já ganhou US$167 milhões na carreira, não está jogando bem mais e ninguém quer contratá-lo. Por que juntar-se a um time com três vitórias em 36 jogos? Não é por dinheiro ou títulos. Nem por mim. Minha intenção é devolver o que a NBA me deu e garantir que os garotos desse time sigam meus passos e cheguem onde podem. Eu estou empolgado para ser uma influência positiva e ajudar o Sixers a voltar aos trilhos”, afirmou o jogador, em carta aberta à revista Sports Illustrated.
O foco de Brand deverá ser o calouro Jahlil Okafor, que teve vários problemas fora de quadra já nos primeiros meses da NBA. O veterano está pronto para ser o mentor do jovem pivô. “Eu conheço Jahlil. Ele é um ótimo garoto de bom coração. Não é diferente de qualquer pessoa de 20 anos que nós conheçamos. Se tivessem câmeras seguindo os atletas na época dos jovens Ron Artest e Brad Miller, acredite, eles teriam sido banidos da liga. Não estou aqui para pegá-lo pela mão, mas acho que minha experiência e conhecimento podem beneficiá-lo”, explicou.
Para viabilizar a contratação de Brand, o Sixers abriu uma vaga em seu elenco ao dispensar o novato Christian Wood. O ala-pivô possui 1.041 jogos disputados em 16 temporadas na NBA, com médias de 16.1 pontos, 8.6 rebotes e 2.1 assistências em 33.3 minutos de ação por jogo. Ele foi eleito o melhor calouro da liga em 2000 e convocado para dois Jogos das Estrelas na carreira.