A excelente temporada de DeMar DeRozan pelo Chicago Bulls levou-o a igualar uma marca alcançada anteriormente somente por Wilt Chamberlain. O astro registrou a sexta performance seguida com mínimo de 35 pontos e 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra nessa segunda-feira. Assim, ele chegou a um recorde que era mantido pelo lendário ex-pivô há cinco décadas na NBA.
O veterano ala-armador liderou a vitória contra o San Antonio Spurs com 40 pontos, enquanto converteu 16 de 24 tentativas de quadra. O time de Illinois iniciou o último quarto perdendo por três posses de bola e, em seguida, virou o placar graças aos 19 pontos anotados pelo craque. Aliás, somando 431 até agora, nenhum jogador anotou mais pontos durante quartos períodos nessa temporada do que o líder do Chicago.
“Entrando no último quarto, acima de tudo, a minha prioridade é vencer a todo custo. Você precisa entender o jogo, pois não é algo fácil entrar em quadra e tentar pontuar nesse nível. Ser agressivo não é só impulso, então é necessário dissecar o jogo. Meu plano é coletar dados ao longo da partida para saber como colocar a bola na cesta durante o período final”, contou o all-star, depois da partida.
Processo em quadra
DeRozan sempre foi conhecido como um pontuador, mas a experiência trouxe uma nova visão sobre o seu papel em quadra. Ou, em particular, sobre o que significa arremessar uma bola. É comum imaginarmos, por exemplo, que uma mera tentativa não tem tanto simbolismo para um atleta que chuta 20 ou 25 bolas por noite. O ala-armador, porém, garante ter crescido como jogador quando inverteu essa lógica radicalmente.
“Muitas informações são absorvidas pela minha cabeça, primeiramente, quando erro um arremesso. Será que foi curto demais, saiu em ritmo, ganhou força pela mão certa? Eu tento ler tudo o que aconteceu para, em seguida, processar o que devo fazer no lance seguinte. Então, cada chute é algo em que trabalho incessantemente. Não arremesso, em suma, só por arremessar”, explicou o veterano.
Ver DeMar DeRozan igualar números de Wilt Chamberlain é histórico por si só, mas o técnico Billy Donovan não para por aí. Ele vê, acima de tudo, desempenho incrível do seu comandado escondido atrás das estatísticas. “Sua porcentagem de conversão de arremessos é insana, mas só o que aparece no escalte. O que DeMar faz é fantástico por causa de sua inteligência, experiência e sagacidade em quadra”, ressaltou o treinador.
Leia mais
DeMar DeRozan iguala marca de Michael Jordan no Bulls
Bulls teria discutido troca com o Celtics por Schroder
Patrick Williams pode retornar ao Bulls antes do esperado
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: