É só a liga permitir que os jogadores assinem novos contratos com as franquias que Dwight Howard estará disposto a falar por qual equipe ele jogará na próxima temporada. De acordo com um blog do site NBA.com, fontes próximas ao pivô dizem que ele anunciará seu destino no dia 10 de julho.
A concorrência para ter o agente livre mais desejado deste ano é grande. Os principais interessados são o Dallas Mavericks, Atlanta Hawks, Houston Rockets e o próprio Los Angeles Lakers, por quem Howard jogou na última temporada, com médias de 17,1 pontos e 12,4 rebote até antes dos playoffs.
De acordo com o jornalista da ESPN, Chris Broussard, as chances do jogador assinar um novo contrato com o Lakers são pequenas. Por outro lado, o gerente-geral da franquia da Califórinia, Mitch Kupchak, diz que está confiante no retorno do pivô.
Caso a previsão se confirme, Howard terá um novo time com apenas nove dias do início do período de negociações de agentes livres. Para o dirigente do Lakers a agilidade na decisão ajudará as partes envolvidas no negócio: “Eu não acho que o objetivo de Howard é arrastar isso. Seja com a gente ou com outro time, todos nessa época do ano tem negócios para cuidar. Se ele ficar aqui, ele desejaria que a gente soubesse disso para que a gente possa construir uma equipe em torno dele”.
Uma das estratégias para tentar comover o pivô e estimular ele a continuar jogando em Los Angeles está nos próprios locais para divulgação de anúncios da cidade. Foram colocadas mensagens inclusive do lado de fora do Staples Center pedindo a permanência de Howard.