O Los Angeles Lakers contará com um de seus principais reservas no restante dessa temporada. O veterano Dwight Howard encerrou o mistério e, como convidado do programa CNN Tonight, confirmou ter decidido jogar em Orlando nessa segunda-feira. Ele deverá reapresentar-se ao time angelino nos próximos dias, logo após finalizar o período de quarentena e testagem em sua terra natal, a Geórgia.
“Eu tenho uma obrigação contratual com meus companheiros, fãs, organização e todos os envolvidos. Ao mesmo tempo, tenho obrigações com minha família e comunidade. É difícil, mas decidi que vou jogar em Orlando. Nós teremos que fazer muito trabalho em Atlanta e ao redor do país para que as pessoas não esqueçam de nossa causa e o que acontece diariamente em nossas comunidades”, afirmou o experiente pivô.
Howard estava em dúvida sobre a participação no resto da campanha, além da questão social que mobiliza os EUA, por conta de uma tragédia pessoal. Ele passou a cuidar do seu filho de seis anos, David, após a mãe ter sido uma das vítimas do cononavírus em Nova Iorque. O Lakers e a Associação dos Jogadores trabalharam em conjunto para formular uma alternativa que pudesse viabilizar a presença do atleta em Orlando.
Juntamente com o anúncio de sua integração ao elenco angelino, ele revelou que doará todos os salários que vai receber no período – aproximadamente, US$700 mil – para a campanha “Breathe Again”. Essa é uma iniciativa concebida originalmente em 2015 e que será revitalizada pelo próprio pivô, por meio da fundação D12, para combater a injustiça social e propor ações nesse sentido.
“Durante a minha passagem pela ‘bolha’, eu vou usar o tempo e visibilidade para falar sobre o ‘Breathe Again’ e usarei o meu salário, todos os pagamentos que vou receber, para impulsionar essa iniciativa. Quero levar nosso movimento à frente e certificar-me que as pessoas não esqueçam o que está acontecendo em nossa sociedade, o mundo que ficará lá fora”, explicou o veterano.
O Lakers não contará com Avery Bradley em Orlando, substituído pelo veterano J.R. Smith, mas Howard não revisa as expectativas para o restante da temporada. Para os angelinos, tudo continua sendo bem simples: o título é o único resultado aceitável. “Eu sinto que temos uma ótima oportunidade de conquistar o título nesse ano. Acredito que sejamos totalmente capazes de ganhar tudo”, cravou.