https://www.youtube.com/watch?v=p-4QEiPbXnA
O San Antonio Spurs é reconhecido como exemplo de basquete agradável na NBA com sua ofensiva de múltiplos passes criando arremessos livres de todos os pontos da quadra. Embora também costume estar entre os ataques mais eficientes da liga, o Oklahoma City Thunder recebe constantes críticas por ser o contrário: um time de pouca movimentação de bola e muito individualismo nas ações. O craque Kevin Durant reconhece as claras diferenças entre os estilos de jogo, mas não entende o motivo de sua equipe ser “rebaixada” em relação ao concorrente por isso.
“Olha, nós não somos o Spurs. Não vamos fazer 30 passes em uma posse de bola. Esse é um excelente jeito de jogar basquete, mas não somos assim. Temos vários pontuadores em nosso elenco e, obviamente, haverá momentos em que usaremos isolations. Haverá momentos em que os atletas serão agressivos procurando seus próprios arremessos aqui. Somos assim”, analisou o ala, usando as características do elenco para explicar as diferenças ofensivas.
Os passes realmente não são um ponto forte do Thunder: a equipe é a que menos troca passes por jogo nesta temporada de forma disparada (263.3), além de não figurar entre os dez melhores em média ou taxa de assistências. Não só o Spurs, mas também o líder do Oeste e atual campeão Golden State Warriors está no TOP 5 dos três quesitos. Para Durant, o atual terceiro colocado da conferência não se destaca no fundamento porque não precisa de tantos passes para chegar aos seus objetivos.
“O basquete é simples: todos querem entrar no garrafão, chegar o mais próximo possível da cesta. O Spurs possui diversos jogadores que podem colocar a bola no chão e passar. Nós temos caras que atacam e podem infiltrar sem precisar de cinco ou seis passes antes. Isso não deveria ser uma crítica ao nosso jogo. Temos atletas dinâmicos que podem assumir múltiplas funções, o que acredito ser uma vantagem nossa”, finalizou o astro, tentando minimizar os comentários negativos.
Neste momento, o Thunder é dono do segundo melhor ataque da liga em média de pontos por partida (109.3) e eficiência ofensiva (109.8 pontos a cada 100 posses de bola). Os dois índices são superiores aos do oponente de San Antonio. Nos dois quesitos, a única equipe mais produtiva do que a liderada por Durant e Russell Westbrook é o Warriors: anotam 115.1 pontos por jogo e 113.2 pontos por 100 posses.