Dream Team: E se a seleção da Iugoslávia existisse, quem venceria o jogo?

Hipotética seleção lutaria pela medalha de ouro em qualquer edição

Dream Team Iugoslávia jogo Fonte: Reprodução / X

A Iugoslávia não enfrentou o Dream Team de Barcelona-92, mas parte dela disputou o jogo decisivo pela Croácia. Não aconteceu, pois o antigo país foi dissolvido um ano antes. Então, várias bandeiras surgiram a partir daquilo. Uma delas foi a croata. Mas também tem a da Sérvia, Eslovênia, Montenegro. Mas uma publicação nas redes sociais deixou o imaginário falar mais alto em uma partida de Olimpíadas.

Pense aqui. Após a Sérvia cair diante dos Vingadores (não é Dream Team) dos EUA por apenas quatro pontos, imagine como seria se a antiga Iugoslávia estivesse no jogo da semifinal.

Vamos aos nomes.

Publicidade

Além de Vasilije Micic, armador do Charlotte Hornets, tem Bogdan Bogdanovic (Atlanta Hawks), Aleksa Avramovic (CSKA), Filip Petrusev (Olympiacos) e Nikola Jokic (Denver Nuggets). Os quatro sérvios receberiam algumas “ajudinhas”.

Luka Doncic (Eslovênia), Mario Henzoja, Bojan Bogdanovic e Dario Saric (Croácia), Jusuf Nurkic (Bósnia) e Nikola Vucevic (Montenegro) chegariam para reforçar o elenco. Ainda teria uma outra vaga. Poderia ser de Nikola Mirotic, mas ele jogou pela Espanha nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Publicidade

Então, adicione Ivica Zubac, do Los Angeles Clippers.

Seria uma seleção para brigar pela medalha de ouro, não? Vamos colocar em ordem de posições, então.

Leia mais

Armadores e alas-armadores: Luka Doncic, Vasilije Micic, Aleksa Avramovic, Mario Hesonja
Alas e alas-pivôs: Bogdan Bogdanovic, Bojan Bogdanovic, Dario Saric
Pivôs:
Jusuf Nurkic, Nikola Vucevic, Ivica Zubac, Filip Petrusev, Nikola Jokic

Publicidade

Um quinteto com Doncic, Bogdan Bogdanovic, Bojan Bogdanovic, Saric e Jokic.

Agora, imagine o seguinte. Quando Jokic cometeu sua quarta falta, restando pouco mais de sete minutos para o fim, a Sérvia liderava por 78 a 70. Ao invés de o astro do Denver Nuggets ficar em quadra, sendo um risco e não podendo marcar como antes, ele poderia ir para o banco. Assim, qualquer um entre Nurkic, Zubac e Vucevic ajudaria ali.

Publicidade

Fora o nível que Doncic colocaria em cima da defesa da seleção dos EUA. De toda a pressão que ele, por si só, faria ali. Nos cantos da quadra, os dois Bogdanovic, especialistas em arremessos de três.

Um time que não é tão forte quanto o sérvio e contou com a genialidade do melhor jogador da NBA na atualidade (Jokic), imagine com Doncic. Faria muita diferença, sim.

Se a Sérvia acertou 50% dos arremessos do perímetro no jogo, imagine a hipotética Iugoslávia contra o Dream Team que não é Dream Team.

Publicidade

O país não existe mais, mas vencia em sua época. Até 1991, por exemplo, foram cinco medalhas em Olimpíadas, sendo uma de ouro, três de prata e uma de bronze. Além disso, em dez edições de Copas do Mundo, subiu ao pódio em oito, com três títulos.

Claro, é tudo na base da hipótese. Não vai acontecer, nem teria como cravar que venceria, mas seria interessante.

Por que não é Dream Team?

Apesar de aqui no Brasil os veículos de imprensa usarem o apelido, no mundo todo é utilizado outro: Os Vingadores. Dream Team mesmo foi só até as Olimpíadas de 1996. Ninguém nos EUA diz que o atual time tem tal nome. Absolutamente, ninguém.

Publicidade

Mas o fato de a equipe ter LeBron James, Kevin Durant e Stephen Curry, não faria dele um novo Dream Team?

Não. De jeito nenhum. Absolutamente, não. Em hipótese alguma.

As equipe de 2008 e 2012 eram ainda melhores e não tiveram o nome Dream Team, então por que o atual teria? Faz zero sentido.

Mas quem se importa, né? Só eu mesmo.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários