O Golden State Warriors encerrou a temporada passada sem sequer alcançar os playoffs. Um resultado muito distante do que a franquia fez durante uma década, quando era a mais temida de toda a NBA. A queda, afinal, passa pelo envelhecimento do elenco, que já tem mais seus craques no auge. Assim, Draymond Green reconheceu que o time do Warriors já não é mais o mesmo de outrora.
“O Warriors não é a mesma equipe de basquete de 2019. Ou mesmo de 2022. Estamos envelhecendo”, reconheceu Green.
O Warriors, de fato, se estabeleceu como a última grande dinastia da NBA. Entre 2014 e 2022, foram seis finais, com quatro títulos para equipe. No entanto, na última temporada, terminou apenas com a décima melhor campanha, antes de cair no play-in para o Sacramento Kings.
Como mencionou Draymond Green, a queda do Warriors passa pelo envelhecimento do time. Ele e Klay Thompson, por exemplo, já alcançaram 34 anos e estão longe dos números da última década. Stephen Curry, por sua vez, tem 36 anos e segue com números expressivos. Entretanto, a idade já não o permite carregar a equipe sozinho.
Assim, o foco da franquia tem sido cada vez mais a renovação do elenco. Entre os nomes atuais, Jonathan Kuminga e Brandin Podziemski são os que tem mais ganharam espaço. O ala-pivô, aliás, já é um dos jogadores de maior responsabilidade no elenco, sendo titular em boa parte da temporada. Algo que, segundo Green, é motivo de elogios.
Leia mais sobre o Warriors!
- Projeção da ESPN coloca Bronny James como escolha do Warriors no Draft
- “Pistons de 2004 venceria Warriors de Curry e Durant”, polemiza ex-jogador
- Warriors estaria longe de estender contrato de Klay Thompson
“Acho que Steve Kerr está fazendo um trabalho incrível, se tornando mais aberto. Kuminga, por exemplo, está tendo mais a bola, participando mais do pick and roll e ganhando jogadas individuais. Entretanto, leva um tempo para se ajustar a isso quando você teve o nível de sucesso que tivemos”, refletiu o ídolo da franquia.
Sucesso difícil de repetir
A ideia de que o Warriors envelheceu não se limita a Green. Recentemente, o treinador Steve Kerr analisou o sucesso que a franquia alcançou na última década. No entanto, segundo ele, ninguém mais deve repetir os feitos da equipe, nem mesmo o próprio Warriors.
“Acho muito improvável [que alguma equipe consiga repetir]”, afirmou Steve Kerr.
O comentário do treinador aconteceu após a queda do Denver Nuggets nos playoffs. Atual campeão, a franquia do Colorado era a grande favorita para o título. Contudo, caiu para um Minnesota Timberwolves que se reforçou no último ano e montou um forte elenco.
“A primeira coisa que você percebe é que todos estão construindo um time para te derrotar. É como Nikola Jokic disse após a derrota: ‘esse time é construído para nos vencer’. Se o Timberwolves não tivesse todos aqueles jogadores de 2,13 metros, não acho que venceriam o Jogo 7 ou aquele série”, afirmou Kerr.
“Depois que você ganha um, todos não só estão te mirado, mas emocionalmente se motivando e tramando contra você. Só fica cada vez mais difícil”, continuou.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA