Kobe Bryant raramente aparece em uma lista dos dez melhores jogadores da NBA, mas Draymond Green possui explicações para o caso. De acordo com o astro do Golden State Warriors, Kobe até poderia figurar em qualquer ranking. No entanto, alguns fatos “impedem”.
Em entrevista ao podcast de Shaquille O’Neal, Draymond Green apontou os motivos que Kobe Bryant não faz parte das conversas para tal. Mas Green alerta que trata-se de um fenômeno que acontece com diversos jogadores na liga.
Primeiro, Shaq perguntou se Kobe Bryant merece estar entre os melhores de todos os tempos e Green afirmou que sim. No entanto, não é tão simples assim.
“Claro que merece, 100%”, disse Draymond Green. “Mas aqui vão os motivos por ele não estar: número um, ele jogou com você. Então, as pessoas o colocam abaixo por isso. Número dois, Kobe caiu em um momento bem estranho. Quando Mike (Michael Jordan) deixou o basquete, vocês (no Los Angeles Lakers) estavam dominando. Mas a situação mudou”.
Após três títulos consecutivos, o Lakers perdeu para o Detroit Pistons nas finais de 2003/24. Na sequência, O’Neal foi em troca para o Miami Heat. Enquanto o Heat brigou pelo campeonato naqueles anos, o mesmo não aconteceu com o time californiano.
“O Lakers passou por períodos muito ruins, pois seu elenco não era bom. Não tinha o que fazer. Enquanto as coisas estavam ruins por lá, havia um jovem garoto no Cleveland Cavaliers começando a fazer suas coisas. Então, quando era o momento para Kobe Bryant comandar a NBA, LeBron James já estava fazendo seu próprio nome. Ao mesmo tempo, as pessoas começaram a discutir sobre quem seria o melhor”, afirmou.
Leia mais
- Lakers e Warriors lideram jogos com mais transmissões nos EUA
- Devin Booker revela experiência única com LeBron e Curry
- Quiz: Você consegue acertar os jogadores dos anos 90 da NBA?
“Mas quando Kobe Bryant começou a ser discutido como o melhor jogador da NBA, LeBron James já estava ali. Então, acho que o período em que Kobe poderia ser o melhor foi muito curto. Não foi longo o bastante para colocar seu nome na conversa, pois LeBron chegou e colocou o seu”, concluiu.
De fato, enquanto Bryant vivia anos muito ruins com o Lakers, James fazia final de NBA contra o San Antonio Spurs, aos 22 anos e em sua segunda aparição em playoffs. Aquilo, além do fato de ser duas vezes MVP logo depois, tirou de Kobe o posto de “o cara” da liga. Já era LeBron.
No entanto, o Lakers fez algumas trocas e obteve Pau Gasol. Assim, Kobe Bryant voltou a disputar finais e venceu mais duas vezes. No entanto, a mais esperada, entre James e Bryant, jamais aconteceu.
Nos playoffs de 2008/09, o Lakers chegou às finais, enquanto o Cleveland Cavaliers parou na decisão do Leste diante do Orlando Magic. Assim, a equipe de Los Angeles conquistou o título diante do Magic.
Por outro lado, LeBron só foi vencer seu primeiro título após nova derrota em finais, desta vez para o Dallas Mavericks. Em 2011/12, já pelo Miami Heat, James venceu com Dwyane Wade e Chris Bosh o Oklahoma City Thunder. No ano seguinte, ganhou mais uma, agora contra o Spurs.
Anos de seca e aposentadoria
Após o quinto título de Kobe Bryant, o Lakers voltou a ter problemas. Apesar de a equipe montar um time titular que ainda tinha Dwight Howard e Steve Nash, em 2012/13, o time caiu na primeira rodada dos playoffs. Daquele momento até 2015/16, quando Kobe encerrou a carreira, ele jamais voltou aos jogos de pós-temporada. Em contrapartida, LeBron retornou ao Cavs e foi campeão justamente na última campanha.
As conversas sobre Kobe Bryant estar entre os cinco melhores já não existiam, mas as principais listas de todos os tempos o colocavam fora do top 10. No ano de sua aposentadoria, por exemplo, ele era apenas o 12° na ESPN. E foi uma de suas piores temporadas na NBA, com 17.6 pontos, 3.7 rebotes e aproveitamento de somente 35.8% nos arremessos. No perímetro, ele acertou 28.5%.
No entanto, em seu último jogo, Bryant registrou incríveis 60 pontos, aos 37 anos.
Dono de cinco títulos, 18 seleções para o All-Star Game, Kobe Bryant foi indicado para os times ideais da NBA 15 vezes. Em 2021, Bryant foi eleito para o Hall da Fama.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA