Draft 2020: O que gostamos (e não) em Aleksej Pokusevski?

Integrantes do Jumper e convidados descrevem características mais elogiosas e problemáticas de um dos melhores prospectos internacionais da classe

Aleksej Pokusevski Fonte:

Não importa se o draft é “forte” ou “fraco”, cheio de astros ou com profundidade de talento, são pouquíssimos os torcedores que não ficam ansiosos com a chegada do recrutamento da liga. Por isso, o Jumper Brasil “aquece” sua cobertura do evento desse ano fazendo uma pergunta simples sobre, na edição de hoje, Aleksej Pokusevski: o que gostamos e não gostamos em um dos melhores prospectos internacionais do draft de 2020?

Confira quem nós já analisamos nesse quadro: 

Anthony Edwards

Publicidade

James Wiseman

LaMelo Ball

Deni Avdija

Publicidade

Onyeka Okongwu

Isaac Okoro

Tyrese Haliburton

Publicidade

Obi Toppin

Killian Hayes

Devin Vassell

Publicidade

Aaron Nesmith

 Tyrese Maxey

Publicidade

Cole Anthony

Precious Achiuwa

Patrick Williams

Publicidade

Saddiq Bey

Para responder essa pergunta, nós trouxemos os dois comentaristas especializados em recrutamento do site – com dez anos dedicados à cobertura e análise de prospectos de basquete –, Gustavo Lima e Ricardo Stabolito Junior. Além deles, temos a presença de dois convidados: Gabriel Andrade, scout internacional especializado em basquete europeu, e Luis Poliseli, gestor da página “Basketball Scouting Brasil” no twitter. 

Publicidade

Então, chegou a hora: afinal, nesse draft, o que nós gostamos (e não gostamos) em Aleksej Pokusevski? 

  

ANALISTA 

GOSTAMOS 

NÃO GOSTAMOS 

 
Gabriel Andrade
@GabrielAndPaula 
“Dinamismo. Pokusevski é um prospecto muito diferente, mas não dá para questionar o seu dinamismo. Para alguém de seu tamanho (2.13m), a sua capacidade de atuar em drible e movimento impressiona. É capaz de conduzir a bola com naturalidade e arremessar saindo de corta-luzes, por exemplo 
 
“Embora bonito em forma, o jogo do sérvio ainda sente dificuldade em combinar esse seu talento natural com eficiência ofensiva. Em parte, isso acontece por seu corpo franzino, que ainda sofre com o aspecto físico da competição profissional” 
 
Gustavo Lima
Jumper Brasil 
 
“Combina inteligência, habilidade e enorme upside. Pokusevski é veloz e fluido para alguém de seu tamanho, além de ser um bom passador e chutador versátil 
 
“Não tem corpo para aguentar o jogo mais físico da NBA. Não é um bom finalizador em torno do aro, pois falta-lhe explosão e músculos, e deixa a desejar na defesa individual por isso” 
 
Luis Poliseli
@BasketScoutBR 
“Trata-se de um playmaker absurdo com seus 2.13m de altura. Pode iniciar o pick-and-roll, conduzir as ações em transição e ser um criador secundário gigante no jogo de meia-quadra 
“Seu físico está longe, mas muito longe de um atleta de rotação da NBA. O seu peso é simplesmente indigesto para um jogador de garrafão profissional. Ainda tem muito a desenvolver fisicamente” 
 
Ricardo Stabolito Jr.
Jumper Brasil 
“A mobilidade é o que mais chama a atenção de imediato em Pokusevski, mas gosto de seus instintos na proteção de aro. Embora o seu tamanho e agilidade sejam óbvias vantagens, ele não conta só com isso para marcar: entende a dinâmica defensiva do jogo muito bem para sua idade”  
 
“É um projeto de muito longo prazo. Fica difícil acreditar que ele poderia aplicar o vasto repertório técnico que possui na NBA, hoje, com esse corpo franzino – que ainda o coloca em problemas, na verdade, até em jogos de divisão de base europeus” 

 

  

Publicidade

Esse mesmo tratamento vai ser ou já foi dado a outros 19 dos principais prospectos do draft nas próximas semanas, até a véspera do recrutamento. Isso sem contar que, em nossos arquivos, você pode encontrar perfis técnicos detalhados de mais de 50 atletas elegíveis para se tornarem jogadores da NBA nesse ano, publicados ao longo dos últimos meses no Jumper Brasil 

O draft vai acontecer em 18 de novembro e, como já virou tradição, a nossa equipe vai fazer a transmissão ao vivo do recrutamento no Youtube, analisando todas as escolhas e trocas que prometem agitar uma das noites mais importantes da liga, com o time mais experiente e preparado do país. É só aguardar, pois estamos só começando! 

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook 

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários