Draft de 2017 tem tudo para ser especial

Gustavo Lima apresenta a talentosa classe de prospectos do próximo recrutamento

Fonte: Gustavo Lima apresenta a talentosa classe de prospectos do próximo recrutamento

Jayson Tatum, Markelle Fultz e Josh Jackson (da esquerda para a direita)

Se o draft deste ano não foi dos mais badalados, o de 2017 tem tudo para ser o melhor dos últimos anos. Em 2003, ano em que tivemos o último grande recrutamento, LeBron James (1), Carmelo Anthony (3), Chris Bosh (4) e Dwyane Wade (5) foram escolhas TOP 5 e se consolidaram como astros na NBA. A classe desta temporada é extraordinária. Podem acreditar, a badalação não é à toa.

É bom vocês já irem se acostumando com os nomes de Markelle Fultz (Washington), Josh Jackson (Kansas), Lonzo Ball (UCLA), Jayson Tatum (Duke), De’Aaron Fox (Kentucky), Malik Monk (Kentucky), Dennis Smith Jr. (NC State), Harry Giles (Duke), Lauri Markkanen (Arizona), Jonathan Isaac (Florida State), Bam Adebayo (Kentucky) e Miles Bridges (Michigan State). Esses são os calouros mais talentosos da classe deste ano e deverão ficar apenas uma temporada no basquete universitário. Todos têm totais condições de figurarem na loteria do próximo draft e se consolidarem na NBA. Alguns deles, provavelmente, serão astros.

https://www.youtube.com/watch?v=8Hjkkrwoias

Publicidade

Até o momento, Fultz desponta como o favorito a ser a primeira escolha geral do próximo recrutamento. Com apenas 18 anos, o armador é um dos cestinhas da NCAA e vem sendo comparado a Wade pelo estilo de jogo agressivo nos dois lados da quadra. Fultz é habilidoso, atlético, explosivo, grande saltador e arremessador, ótimo defensor e um competidor nato. Ou seja, faz de tudo um pouco em quadra, é um jogador quase completo. Mas não dá para descartar, por exemplo, os nomes de Jackson, Ball e Monk nessa “briga” pela first pick.

https://www.youtube.com/watch?v=yrwgOuXztoc

Jackson é dotado de atributos físico-atléticos de elite, pontua de várias formas, distribui bem a bola, é um líder dentro de quadra e tem potencial para se tornar um grande defensor na NBA. Em determinados momentos, lembra Kawhi Leonard. Em outros, Tracy McGrady. 

Publicidade

Já Ball, comparado a Jason Kidd, é um armador com uma excelente visão de quadra (melhor playmaker da classe) e que se aproveita da altura privilegiada para um jogador da posição e do alto QI de basquete para cortar linhas de passe, contestar chutes e angariar rebotes. Se mantiver a consistência nos arremessos, sai de baixo!

https://www.youtube.com/watch?v=lgUUEa7NxMU

Por fim, Monk é um cestinha nato. Pontua de todos os cantos da quadra e tem um atleticismo e uma mecânica de arremesso invejáveis. É assustador pensar em um grande chutador de média e longa distância, e que, ainda por cima, é um monstro atlético. A comparação com Ray Allen faz sentido.

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=UwlTAHCkUG4

Além dos novatos, vale destacar os atletas de segundo ano – Ivan Rabb (California), OG Anunoby (Indiana) e Luke Kennard (Duke) – e o senior Josh Hart (Villanova). Quanto aos prospectos internacionais, o que mais chama a atenção é o armador francês Frank Ntilikina, cotado para ser escolha de loteria. Resumindo: vai ter jogador de bom nível em toda a primeira rodada do draft!

Publicidade

Destaques da temporada da NCAA

[table id=150 /]

Dos 15 destaques da temporada citados na tabela acima, sete são armadores ou ala-armadores, cinco deles cotados para saírem no TOP 10 (Fultz, Ball, Smith Jr., Monk e Fox). Por isso, em termos de jogadores de qualidade nas posições 1 e 2, o próximo recrutamento deverá ser parecido ao de 2009. Naquele ano, 17 jogadores dessas posições foram selecionados na primeira rodada, sendo que sete deles foram escolhidos no TOP 10, incluindo James Harden (3), Tyreke Evans (4), Ricky Rubio (5), Stephen Curry (7) e DeMar DeRozan (9).

Publicidade

Ah, e desde já fica o convite: o Jumper Brasil irá, mais uma vez, apresentar as tradicionais postagens sobre o draft, com todas as informações sobre os prospectos. A saga começa em meados de abril, logo após o Torneio da NCAA. E, claro, ao longo da temporada, faremos diversas postagens relacionadas ao basquete universitário norte-americano. A cereja do bolo será o Draft 2017, que terá, novamente, a cobertura especial do Jumper Brasil.

Relembre os destaques dos últimos cinco recrutamentos

Draft 2012
Anthony Davis (1)
Bradley Beal (3)
Damian Lillard (6)
Andre Drummond (9)
Draymond Green (35)
Khris Middleton (39)

Publicidade

Draft 2013
Victor Oladipo (2)
Nerlens Noel (6)
C.J. McCollum (10)
Giannis Antetokounmpo (15)

Draft 2014
Andrew Wiggins (1)
Jabari Parker(2)
Joel Embiid (3)
Zach LaVine (13)
Rodney Hood (23)
Nikola Jokić (41)

Publicidade

Draft 2015
Karl-Anthony Towns (1)
D’Angelo Russell (2)
Jahlil Okafor (3)
Kristaps Porziņģis (4)
Myles Turner (11)
Devin Booker (13)

Draft 2016
Ben Simmons (1)
Brandon Ingram (2)

Datas importantes

Publicidade

14/03 a 03/04 – Torneio da NCAA 2017
16/05 – Loteria do Draft 2017
22/06 – NBA Draft 2017

Legenda

Freshman (primeiro ano universitário)
Sophomore (segundo ano universitário)
Junior (terceiro ano universitário)
Senior (quarto ano universitário)

Publicidade

PG- Point guard (armador)
SG- Shooting guard (ala-armador)
SF- Small forward (ala)
PF- Power forward (ala-pivô)
C- Center (pivô)

Não percam!

Últimas Notícias

Comentários