Doug Collins não vai continuar no comando do Philadelphia 76ers para a próxima temporada. De acordo com Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o treinador informou a direção da franquia de que decidiu deixar o cargo ao término da atual campanha. Com isso, as partidas contra Detroit Pistons (segunda-feira) e Indiana Pacers (quarta) vão marcar sua despedida a frente do time.
Com contrato garantido até julho de 2014, Collins abriria mão dos US$4.5 milhões que ainda tem a receber para sair do time. A possibilidade do profissional de 62 anos assumir um cargo gerencial e permanecer na organização até o fim do vínculo não está descartada.
As especulações sobre uma mudança no comando do Sixers vinham se intensificando nos últimos meses, quando o técnico passou a fazer críticas à condição física e postura dentro de quadra de alguns dos comandados. Auxiliar na atual comissão técnica, Michael Curry (ex-Pistons) é considerado um dos possíveis candidatos a assumir o cargo agora aberto.
Jogador da NBA por oito anos, Collins iniciou sua carreira como treinador no Chicago Bulls – comandando Michael Jordan – entre 1986 e 1989. Antes de ser contratado pelo Sixers, ele ainda passou por Detroit Pistons (95-98) e Washington Wizards (2001-03). Em 847 partidas como técnico na liga, o veterano acumula 441 vitórias e 406 derrotas.