Donovan Mitchell, Joel Embiid e mais: quem são os jogadores que não concorrem aos prêmios da NBA

Confira astros que não podem ser eleitos aos prêmios individuais da temporada 2023/24

Donovan Mitchell Joel Embiid Fonte: Jason Miller / AFP

As novas regras da NBA vão impactar nos prêmios individuais da temporada 2023/24: Donovan Mitchell e Joel Embiid são dois jogadores que não vão concorrer. O mais recente caso é o do ala-armador do Cleveland Cavaliers, que atingiu o número máximo de 18 partidas sem atuar após não participar da derrota para o Phoenix Suns, na segunda-feira (11). Mas existem outros casos na liga.

A campanha atual marca o primeiro ano de regras rígidas sobre a elegibilidade de atletas às premiações individuais. Isso foi acordado por jogadores, executivos e os times na aprovação do novo acordo de trabalho fechado entre a NBA e a NBPA, que entrou em vigor em 2023/24.

Publicidade

Esse foi, aliás, um dos grandes temas polêmicos do novo contrato. Afinal, a liga só permite agora que atletas possam competir por prêmios individuais e eleições aos times ideais, se disputarem pelo menos 66 partidas ao longo do ano. Ou seja, o limite de jogos perdidos passa a ser de 16 por campanha. Isso motiva e premia os atletas que têm maior disponibilidade, acima de tudo.

Mitchell se tornou o último nome na polêmica. Após sofrer uma lesão no joelho direito na derrota para o Chicago Bulls no fim de fevereiro, a franquia anunciou que ele perderia pelo menos três jogos em sequência, duelos com: New York Knicks, Boston Celtics e Atlanta Hawks. Já se dizia que ele não poderia perder mais dois jogos além da sequência citada na época.

Publicidade

No entanto, a ausência dura por mais tempo. Isso porque o astro não atuou nos dois jogos seguintes a isso, que foram contra Minnesota Timberwolves e Phoenix Suns. Mesmo que ele retorne no duelo da próxima quarta-feira (13) contra o New Orleans Pelicans, só atingirá 65 partidas em 2023/24.

Leia mais!

Além de Donovan Mitchell, outro nome que terá prejuízo na campanha é Joel Embiid. O pivô do Philadelphia 76ers era o grande favorito para o prêmio de MVP, mas sua lesão no joelho, em fevereiro, eliminou sua candidatura.

Publicidade

A regra é polêmica também pela questão dos contratos e valores estarem ligados às eleições para times All-NBA e prêmios individuais. Não é o caso dos dois citados em específico, mas outros nomes, como Jamal Murray, campeão da NBA pelo Denver Nuggets, teriam mais dinheiro a receber em um futuro contrato super máximo se estivessem nos times ideais. O armador é mais um que não vai atingir o número total de partidas.

Nomes

O jornalista Bobby Marks, do canal ESPN, montou uma lista de alguns grandes nomes que não são elegíveis por conta da regra da NBA. Então, confira abaixo os principais nomes.

Joel Embiid (Philadelphia 76ers)
Jimmy Butler (Miami Heat)
Kyrie Irving (Dallas Mavericks)
Ja Morant (Memphis Grizzlies)
Jamal Murray (Denver Nuggets)

Publicidade

Julius Randle (New York Knicks)
LaMelo Ball (Charlotte Hornets)
Zach LaVine (Chicago Bulls)
Desmond Bane (Memphis Grizzlies)
Darius Garland (Cleveland Cavaliers)

Kristaps Porzingis (Boston Celtics)
Bradley Beal (Phoenix Suns)
Tyler Herro (Miami Heat)
Evan Mobley (Cleveland Cavaliers)
Draymond Green (Golden State Warriors)

OG Anunoby (New York Knicks)
Khris Middleton (Milwaukee Bucks)
Russell Westbrook (Los Angeles Clippers)
Chris Paul (Golden State Warriors)

Publicidade

Além disso, o insider cita outros três nomes. Karl-Anthony Towns, que já tem 60 jogos disputados, mas sofreu grave lesão no joelho e deve desfalcar o Minnesota Timberwolves até os playoffs. Do mesmo modo, Trae Young, que disputou 51 jogos, também é listado como nome a se observar. Afinal, o armador sofreu uma lesão no dedo e deve perder pelo menos mais duas semanas de partidas.

Por fim, também tem o caso de Devin Booker, que retornou justamente no jogo entre Suns e Cavaliers, que culminou na inclusão de Donovan Mitchell na restrição. O armador ainda pode atingir a meta de 66 jogos, mas terá que atuar em 16 das 18 partidas que faltam para encerrar a temporada de Phoenix.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários