O sábado do fim de semana das Estrelas é tradicionalmente dedicado aos concursos individuais de habilidades, arremessos de três pontos e enterradas da NBA. Não foi diferente em 2018. Vinte jogadores de elite nos três quesitos estiveram no Staples Center para testar suas capacidades entre si e, a seguir, você confere o que aconteceu nas competições festivas.
Dinwiddie recoloca “Concurso de Habilidades” na mão dos armadores
Depois de dois anos, os armadores voltaram a vencer o “Concurso de Habilidades”. Spencer Dinwiddie, do Brooklyn Nets, venceu a competição pela primeira vez na carreira neste sábado, sucedendo os pivôs Kristaps Porzingis e Karl-Anthony Towns como detentor do troféu.
Dinwiddie começou a jornada até conquistar o concurso vencendo as etapas contra os armadores, em séries contra os jovens Buddy Hield e Jamal Murray. O veterano Lou Williams também participou dessa primeira fase. Entre os pivôs, o novato Lauri Markkanen chegou à decisão superando Joel Embiid, Andre Drummond e Al Horford.
Spencer Dinwiddie outlasts Lauri Markkanen to win the #TacoBellSkills Challenge! pic.twitter.com/JRjqedY4wi
— #NBAAllStar (@NBAAllStar) February 18, 2018
Na final, Dinwiddie abriu vantagem sobre Markkanen durante a parada de passe do circuito e chegou ao ponto final, o arremesso de três pontos, com tempo para tentar dois tiros antes do adversário. O primeiro não caiu, mas o segundo foi dentro e o armador do Nets garantiu o triunfo.
Com recorde, Devin Booker conquista “Concurso de Três Pontos”
O ala-armador Devin Booker teve uma performance de gala na rodada final para superar o campeão de 2016, Klay Thompson, e levar o troféu do “Concurso de Três Pontos” pela primeira vez na carreira. Ele selou a vitória quebrando o recorde do torneio ao anotar 28 pontos na segunda vez em que foi para os arremessos – impulsionado, é justo dizer, pelo maior número de pontos disponíveis no circuito.
As grandes atuações de Booker e Thompson (que anotou 25 pontos) na decisão, aliás, vieram para “salvar” uma primeira fase de desempenhos abaixo da crítica. Quatro participantes sequer acertaram metade dos arremessos disponíveis. O ala Tobias Harris, do Los Angeles Clippers, foi o terceiro finalista do torneio.
Harris abriu as finais com uma performance de 17 pontos. Booker veio depois e não só superou o primeiro oponente, mas deixou o favorito Thompson em uma situação complicada. Ele acertou média de quatro cestas por parada do circuito, incluindo um ponto perfeito. No total, o atleta do Phoenix Suns só perdeu seis pontos. Uma atuação tão primorosa que nem os espetaculares 25 pontos do ala-armador do Golden State Warriors pôde superar.
Devin Booker catches fire in the final round of the #JBL3PT competition to score an all-time record 28 PTS! pic.twitter.com/NsXjSCgpEd
— #NBAAllStar (@NBAAllStar) February 18, 2018
Donovan Mitchell realiza sonho e vence “Concurso de Enterradas”
O sonho do calouro Donovan Mitchell realizou-se neste sábado. Em performance cheia de homenagens a seus ídolos – de Darrell Griffith a Vince Carter –, o ala-armador do Utah Jazz foi o campeão do “Concurso de Enterradas” derrotando o finalista Larry Nance Jr., além de Victor Oladipo e Dennis Smith Jr.
🕷️ Double Trouble with Donovan Mitchell! 🕷️#VerizonDunk pic.twitter.com/qnYOweioft
— #NBAAllStar (@NBAAllStar) February 18, 2018
Larry Nance Jr. turns back the clock with a tribute to his dad in the 1st round!#VerizonDunk pic.twitter.com/9zHwTt1nuW
— NBA (@NBA) February 18, 2018
A primeira rodada da competição teve bons momentos, mas também notas um tanto impulsionadas por juízes “benevolentes” – que só tinha dois ex-jogadores, Julius Erving e Lisa Leslie. As duas enterradas de Mitchell aconteceram em passes inusitados na tabela (a primeira em uma segunda estrutura mobilizada e a segunda em um dos lados dela), mas a rodada ainda teve Nance Jr. homenageando o pai (campeão do primeiro concurso) e Oladipo com uma máscara do “Pantera Negra”.
🌪️ Dennis Smith Jr. goes through the legs and changes hands for the first 5⃣0⃣ of the evening!#VerizonDunk pic.twitter.com/DAJOx3ohL9
— #NBAAllStar (@NBAAllStar) February 18, 2018
Black Panther x Victor Oladipo (via @pacers) https://t.co/xQrWx3NjkZ
— SLAM (@SLAMonline) February 18, 2018
Nance e Mitchell foram para a decisão, onde os dois tiveram direito a mais duas enterradas. Nance trouxe de novo o pai como apoio para seu primeiro movimento e, em seguida, apostou em uma cravada com dois lançamentos da bola na tabela (uma no início do movimento e outra já no ar). Mitchell fez mais uma enterrada tabelada e fechou com uma homenagem a Vince Carter, que conseguiu 48 pontos dos jurados e garantiu-lhe o triunfo.