O pivô Donovan Clingan abriu o jogo sobre o plano tático do Portland Trail Blazers diante do Boston Celtics. Nesse domingo (28), o Blazers levou a melhor no duelo por 114 a 108. Assim, encerrou a sequência positiva de quatro jogos do Celtics. Além disso, Portland voltou a vencer após três derrotas.
Em 33 minutos, Donovan Clingan teve uma grande atuação: 18 pontos e 18 rebotes, além de uma taxa de acerto de 80% nos arremessos (8-10). Ou seja, foi dominante nos dois lados da quadra. Ao final do jogo, o pivô de 21 anos revelou a estratégia do técnico Tiago Splitter para bater o Celtics.
“Sabíamos que eles iriam acertar muitos arremessos de três pontos. O Celtics é muito forte no ataque. E sabíamos que uma de suas fraquezas era o rebote defensivo. Então, para mim, o foco era atacar o rebote em ambos os lados da quadra, ser agressivo e fazer tudo o que eu pudesse para ajudar o time a vencer”.
“Então, nós fomos mais agressivos e nos comunicamos melhor. No segundo tempo, fizemos uma marcação dupla em Jaylen Brown. Desse modo, forçamos ele a passar a bola e obrigamos os outros a criarem jogadas. Ser agressivo e não deixar espaço para arremessos livres foram partes importante do plano de jogo”, disse o pivô do Blazers.
Leia mais!
- Boletim de rumores e trocas da NBA (29/12/2025)
- Giannis Antetokounmpo aponta saída de colegas do Bucks
- Celtics: Jaylen Brown iguala marca histórica de Larry Bird
No primeiro tempo de jogo, Brown esteve imparável. Afinal, o astro do Celtics fez 27 pontos em 19 minutos. Além disso, acertou 11 dos 16 arremessos que tentou (69%). Dessa forma, o time de Boston venceu a etapa inicial por 63 a 55.
Mas após o intervalo, como Donovan Clingan revelou, o camisa 7 do Celtics recebeu dobra de marcação do Blazers. Sem vida fácil, Brown fez apenas dez pontos na etapa final. Essa, portanto, foi uma das razões da virada de Portland.
Quanto aos rebotes defensivos, o Celtics é o oitavo pior da NBA nesse quesito. A média, aliás, é de 31,3 por jogo. Diante do Blazers, Boston ficou abaixo desse número (28). Clingan, por sua vez, pegou 11 rebotes defensivos.
Em sua segunda campanha da liga, o pivô se firmou como titular absoluto de Portland. Com a confiança de Splitter, Donovan Clingan está com médias de duplo-duplo: 10,7 pontos e 10,6 rebotes, em 28 jogos. Além disso, o seu tempo de quadra aumentou de 20 para 26 minutos.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

