O Jumper Brasil dá prosseguimento à série “NBA Draft 2024″, agora com o pivô Donovan Clingan. Bicampeão universitário pela UConn, ele é projetado como uma escolha top 10 do recrutamento deste ano. Confira a análise do site para o atleta de 20 anos.
Donovan Clingan
Idade: 20 anos
País: EUA
Universidade: UConn (sophomore – duas temporadas no College)
Posições: pivô
Altura: 7’2″ (2,18m)
Envergadura: 7’7″ (2,31m)
Peso: 128 kg
Médias na última temporada: 13 pontos, 7,4 rebotes, 1,5 assistência, 0,5 roubo de bola, 2,5 tocos, 0,8 turnover, 63,9% nos arremessos de quadra, 58,3% nos lances livres (com quatro tentativas por jogo), 22,5 minutos por jogo
Atributos físicos e atléticos
- Clingan, acima de tudo, possui medidas invejáveis. Altura e envergadura excelentes para um jogador da posição 5. Além disso, ele é dotado de força física suficiente para bater de frente com os pivôs profissionais. Mas é preciso falar que sua agilidade lateral deixa a desejar, o que é perfeitamente compreensível para um jogador do seu porte físico.
Ataque
- Ótimo rim runner. Pontuador muito eficiente no pick-and-roll e em post-ups. É, portanto, um espaçador vertical, alvo frequente em lobs.
- Bom passador. Da cabeça do garrafão, mostra facilidade para achar companheiros que cortam em direção à cesta. Clingan não é aquele tipo de pivô que recebe/segura a bola e não a devolve para os companheiros. Pelo contrário. Ele mantém a bola rodando. Ou seja, é um jogador altruísta em quadra. Além disso, exibe um elevado QI de basquete, faz leituras rápidas no high post. Raramente comete turnovers/desperdiça a bola.
- Excelente screener.
Defesa
- Excelente protetor de aro, talvez o melhor da classe deste ano. Clingan é o pivô típico que faz muito bem o “trabalho sujo” no garrafão. Intimida arremessadores, não foge do jogo físico contra outros bigs, tem mãos disruptivas e um excelente timing para bloquear arremessos. Além disso, chama a atenção pela agilidade nos quadris e o impacto na drop coverage (cobertura feita pelo jogador que está na defesa do screener e sai para marcar o ballhandler) e na defesa do pick-and-roll.
- Ótimo reboteiro. Se posiciona muito bem, sabe executar o box out.
Leia mais sobre o Draft da NBA!
Pontos fracos
- Ausência de arremesso fora do garrafão, seja da média distância ou do perímetro. Portanto, não espaça a quadra. No entanto, durante o Draft Combine, animou os scouts da liga e exibiu flashes de que pode adicionar essa característica ao seu jogo ofensivo. Acertou 19 dos 30 arremessos em movimento que tentou do perímetro. Algo que Brook Lopez, por exemplo, faz com regularidade. Isso é fundamental para ter espaço na NBA da atualidade.
- Arremesso inconsistente. O aproveitamento de cerca de 58% nos lances livres evidencia essa limitação do pivô.
- Pode ter problemas em faltas na NBA. Afinal, ele cai, além do esperado, em pump fakes, e estende muito os braços nas infiltrações dos adversários.
- Fica cansado rapidamente em quadra. Clingan joga com muita intensidade, mas o fôlego acaba cedo demais durante os embates. Então, é preciso melhorar o condicionamento físico no nível profissional.
- Já sofreu muitas lesões no pé, o que é preocupante para um pivô.
Conclusão
- Donovan Clingan é um dos prospectos de elite do Draft de 2024 da NBA. Ancorou a defesa de UConn no segundo título consecutivo da NCAA, e possui as ferramentas necessárias para exercer esse papel na NBA. Portanto, pode ter um impacto defensivo semelhante ao de Rudy Gobert, ou seja, ser um protetor de aro de elite. Além disso, Clingan é um passador em franca evolução. Enfim, a expectativa é a de que o pivô tenha uma carreira sólida na liga.
Comparações: Rudy Gobert (Minnesota Timberwolves) com playmaking / Jakob Poeltl (Toronto Raptors)
Projeção: entre as escolhas 2 e 7
Confira alguns lances de Donovan Clingan, prospecto do Draft 2024 da NBA
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA