A NBA parece prestes a aprovar a inclusão de patrocínios em uniformes. De acordo com Brian Windhorst e Darren Rovell, da ESPN, os donos das 30 franquias da liga vão estar reunidos em Nova Iorque na próxima sexta-feira (15) para, entre outras questões, votar a controversa medida. A tendência é que a moção seja aprovada, passando a ser oficialmente adotada no segundo semestre de 2017.
A proposta a ser votada pelos mandatários foi apresentada inicialmente durante o Jogo das Estrelas deste ano, mas a ideia de incluir patrocínios em uniforme já é discutida nos bastidores por, pelo menos, cinco anos. Adiantando-se ao resultado da votação, múltiplas equipes já estariam realizando estudos de mercado com o objetivo de estipular valores para os futuros patrocínios.
Em entrevistas recentes, Adam Silver já vinha admitindo que patrocínios seriam uma realidade na NBA em breve. “Acredito que seja um destino inevitável. Nós estamos falando só de um adesivo na camisa, mas o principal motivo pelo qual queremos isso é que, a partir do compromisso, as empresas usarão suas mídias para promover nossa liga ao redor do mundo”, explicou o comissário.
A intenção inicial trabalhada pela NBA é que os adesivos de patrocínios tenham pouco menos de sete centímetros de comprimento e largura, posicionados no ombro esquerdo. Metade do valor recebido com os acordos ficaria com o time responsável e a outra metade seria colocada em um fundo coletivo, com sua quantia sendo igualmente dividida entre todas as franquias.
A adoção no segundo semestre do ano que vem coincide com a troca de fornecedor de material esportivo da NBA, que já produzirá os uniformes com a inclusão dos patrocinadores. Além da questão, a reunião entre donos de equipes da próxima sexta também terá em sua pauta outra discussão importante para 2017: formas de evitar um possível locaute.