Dono do Nets condena Kyrie Irving por promover filme que discrimina judeus

Joe Tsai repudia astro pela disseminação de discurso de ódio

Dono Nets Kyrie Irving Fonte: Jesse D. Garrabrant / AFP

Mais uma polêmica extra-quadra atinge em cheio uma das franquias mais valiosas da NBA. Nessa sexta-feira (28), o dono do Brooklyn Nets condenou publicamente o astro Kyrie Irving pela promoção de um filme que discrimina os judeus. Ou seja, o jogador validou uma obra preconceituosa e racista.

Joe Tsai utilizou o seu perfil no Twitter para repudiar a atitude do armador. Assim, em uma mensagem contundente, o empresário deixou claro que é errado promover o ódio. Além disso, segundo Tsai, a pauta é maior que o basquete.

Publicidade

“Estou decepcionado que Kyrie pareça apoiar um filme baseado em um livro cheio de desinformação contra os judeus. Eu quero me reunir com o atleta e ter a certeza que ele entende que isso é prejudicial para todos nós. Então, como um homem de fé, é errado promover o ódio baseado em raça, etnia ou religião. Isso é maior que o basquete”, afirmou Tsai.

Além do dono do Nets, a franquia emitiu uma nota de repúdio ao gesto de Kyrie Irving. Nela, fica claro que a promoção de discurso de ódio é intolerável.

“O Brooklyn Nets condena fortemente e não tolera a promoção de qualquer forma de discurso de ódio. Acreditamos que, nessas situações, nossa primeira ação deve ser um diálogo aberto e honesto. Agradecemos a todos, incluindo a Liga Antidifamação, que nos apoiaram durante esse período”.

Publicidade

Na última quinta (27), Irving promoveu um filme chamado “Hebreus para Negros: Acorde a América Negra”, que está recheado de preconceito contra os judeus. A produção, lançada em 2018, é baseada em um livro de 2015 com o mesmo nome.

Até o momento, Kyrie não apagou as publicações em seus perfis no Twitter e no Instagram. Além disso, não se sabe se o jogador será punido.

Leia Mais!

Como todos sabem, esta não é a primeira polêmica envolvendo Irving. O armador, aliás, já disse alguns absurdos, como por exemplo, que a Terra é plana. Além disso, o astro compartilha, constantemente, desinformação, ódio e ignorância em suas redes sociais.

Publicidade

Durante a pandemia, o jogador passou a curtir teorias da conspiração. Uma delas considerava que um microchip seria implantado nas pessoas durante a vacinação. Para piorar, a pandemia não passaria de uma articulação de, acredite, Satanás.

Além disso, Irving mostrou o dedo do meio aos fãs do Boston Celtics, durante uma partida contra sua ex-equipe, em abril deste ano. A torcida de Boston, afinal, não se esqueceu da vez em que ele pisou no logo da franquia, no TD Garden.

Relação abalada

Não é segredo para ninguém que a relação entre Irving e Nets ficou abalada em 2021/22. Afinal, o armador desfalcou o time do Brooklyn em 37 dos 43 jogos disputados em Nova Iorque. O motivo foi a não imunização contra a COVID-19. Assim, por causa do mandato de vacinação da cidade, o atleta ficou proibido de atuar no Barclays Center, casa do Nets.

Publicidade

Além disso, na entrevista de encerramento da temporada, o gerente-geral Sean Marks alfinetou Irving. De acordo com o dirigente, a franquia aprecia jogadores que não sejam egoístas e que estejam disponíveis para atuar e ajudar em quadra.

Portanto, a ausência prolongada de Irving foi um dos fatores para a campanha ruim da equipe. De postulante ao título, o Nets se tornou uma das maiores decepções. Dessa forma, o time foi apenas o sétimo colocado da Conferência Leste e, nos playoffs, “varrido” na primeira rodada pelo Celtics.

Publicidade

Aliás, também houve polêmica na offseason. De acordo com o jornal New York Post, Kyrie odeia Marks e o técnico Steve Nash. Segundo a publicação, o astro considera Nash um treinador terrível e o GM um dirigente ruim.

O Los Angeles Lakers chegou a demonstrar interesse no atleta, mas as negociações com o Nets não avançaram.

Por fim, contrariando as expectativas, Irving exerceu a opção contratual para permanecer mais uma temporada no Nets. Dessa forma, ele vai receber US$36,9 milhões em salários. No entanto, o armador será agente livre irrestrito no ano que vem.

Publicidade

Assim, com mais uma polêmica no currículo, a franquia pode negociar o astro nos próximos meses para não perdê-lo “de graça” em 2023. Em quadra, o Nets perdeu quatro dos cinco jogos que disputou na temporada.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Canal no Telegram

Publicidade

 

Últimas Notícias

Comentários