Doc Rivers tinha tudo planejado: abriu vagas no elenco do Los Angeles Clippers em transações desde o começo deste ano prevendo um dos mercados de dispensas mais movimentados da história. A esperança do técnico/presidente da franquia era trazer até dois reforços para fechar o grupo visando os playoffs – como aconteceu no ano passado, com as contratações de Glen Davis e Danny Granger. Mas simplesmente nada deu certo.
O Clippers perdeu as concorrências para trazer os liberados Josh Smith (Houston Rockets) e Kendrick Perkins (Cleveland Cavaliers). Rivers tinha as dispensas dos veteranos Tayshaun Prince e Kevin Garnett como apostas, mas ambos foram trocados antes do fechamento da janela de transferências e vão ficar em seus novos times. No fim das contas, os únicos dois reforços que chegaram vieram da D-League: Dahntay Jones e Jordan Hamilton.
“Nós simplesmente não estivemos tão ativos no mercado quanto queríamos. Pensávamos que mais atletas seriam dispensados, para ser honesto, mas também não é como se estivéssemos por aí com um cartaz de ‘compra-se’. Gostamos do nosso time. Se pudéssemos trazer alguém, iria acontecer. Mas gostamos do nosso elenco como está”, afirmou o treinador, minimizando o fracasso nos planos de reforçar a equipe com a campanha em andamento.
Embora não negue que procurava trazer novos atletas, Rivers sabe que nem sempre reforços com a temporada em vigência são bons. Não são poucos os casos de times que destruíram seu ambiente interno com a chegada de novos jogadores para a reta final do ano. Neste caso, o veterano técnico se espelha no trabalho de outro veterano, Gregg Popovich, para ver o lado positivo do mercado de dispensas “calmo”.
“Você vê o Spurs e eles raramente trazem alguém no meio da temporada. Uma das coisas em que acreditam é que, quando você inicia o ano com um elenco e a química do grupo está boa, até mesmo a menor mudança pode abalar o ambiente. A cautela vem funcionando para San Antonio e, se puder seguir isso, acho que é uma boa ideia”, explicou, negando indiretamente os rumores de problema de relacionamento na equipe.
Com 39 vitórias e 21 derrotas, o Clippers ocupa a quinta posição da conferência Oeste e está a um jogo de alcançar mando de quadra nos playoffs. Mesmo com as chegadas de Jones e Hamilton, Rivers ainda tem mais uma vaga aberta no elenco para um eventual reforço. O pivô JaVale McGee, recém-dispensado pelo Philadelphia 76ers, seria uma opção.