Do que é feita a alimentação de um atleta da NBA?

Refeição rica em nutrientes antes das partidas pode ajudar muito um jogador

Fonte: Refeição rica em nutrientes antes das partidas pode ajudar muito um jogador

No basquete de alto nível, a alimentação tem um papel essencial no desempenho dos atletas. Por ser um esporte em que a força física e a agilidade são igualmente importantes, a dieta deve ser extremamente balanceada. O maior desafio é manter um peso baixo que dê mais velocidade ao jogador e evite lesões, mas não tão baixo a ponto de prejudicá-lo nas disputas que exigem força.

Continua após a publicidade

Para aumentar o desempenho em quadra, a dieta de um jogador da NBA deve conter alimentos ricos em carboidrato, como pães, bolachas, massas, batata, grãos e vegetais como brócolis, couve-flor e beterraba. O carboidrato é ingerido diariamente e fornece o combustível para os músculos.

Outro nutriente essencial para a boa forma muscular é a vitamina D. É por isso que grande parte das dietas dos jogadores da NBA contém peixes e cereais, por exemplo. Em alguns casos, também pode ser utilizada alguma suplementação de vitamina D, o que ajuda a combater lesões ósseas e musculares.

Continua após a publicidade

Para recuperar os músculos do esforço das partidas e dos treinos, os jogadores consomem proteínas de digestão fácil, presente em carnes magras, amêndoas e frutas secas.  Além disso, logo após o fim das partidas os jogadores ingerem líquidos que contenham pelo menos 6% de carboidrato em sua composição, para repor o glicogênio perdido.

Mesmo seguindo essa base alimentar, a quantidade de cada um dos nutrientes varia muito de posição para posição, dependendo do equilíbrio necessário entre força e agilidade. Isso faz com que os pivôs tenham uma dieta bem mais carregada e permissiva.

Continua após a publicidade

Recentemente, o pivô do Detroit Pistons, Andre Drummond, declarou à imprensa local que cortou a carne vermelha da sua alimentação e a substituiu por uma cerveja diária, para completar a quantidade de calorias necessária.  Já Myles Turner, do Indiana Pacers, disse que comia sete ou oito pedaços de pizza antes dos jogos, mas que isso prejudicava seu desempenho.

Rotina antes dos jogos

Uma refeição rica em nutrientes antes das partidas pode ajudar muito um jogador, principalmente por fazer com que ele tenha energia suficiente para a partida inteira.

Continua após a publicidade

Em uma reportagem especial, a ESPN americana revelou um curioso segredo sobre a alimentação dos atletas da NBA: boa parte dos jogadores come um pão com manteiga de amendoim e geleia antes dos jogos.

Essa tradição começou em 2007, quando Kevin Garnett, então no Boston Celtics, decidiu comer um sanduíche de manteiga de amendoim com geleia de morango antes de uma partida. Ele teve uma atuação impressionante e conversou com o treinador sobre o truque. A partir de então aconteceu uma revolução na alimentação pré-jogo na NBA.

Continua após a publicidade

A atitude de Garnett logo se tornou um hábito no time, que sempre preparava os sanduíches antes das partidas. Conforme os jogadores foram trocando de equipe, o segredo se espalhou e, até hoje, a maioria dos times entrega o pão com manteiga e geleia aos seus jogadores logo antes dos jogos.

Últimas Notícias

Comentários