A tabela de jogos do primeiro turno do NBB foi divulgada nessa quinta-feira (8) pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Como já informado pelo Jumper Brasil no mês passado, a primeira metade da temporada regular será realizada em sedes por conta da pandemia de coronavírus.
Cento e vinte partidas, ainda sem horários e transmissões definidos, serão disputadas pelas 16 equipes em sete sedes diferentes. Na última temporada, o NBB teve 100% dos jogos transmitidos ao vivo, pela primeira vez na sua história, por meio das emissoras Band, ESPN e Fox Sports, além da plataforma de streaming DAZN e das redes sociais Facebook e Twitter. Vale dizer que Band e DAZN têm contrato com a LNB até 2022 para transmissões de jogos do NBB.
Foram escolhidos como locais de jogos da primeira fase: Ginásio Maracanãzinho (Rio de Janeiro-RJ), Ginásio Antonio Prado Jr. (Paulistano-SP), Ginásio do Morumbi (São Paulo-SP), Ginásio Professor Hugo Ramos (Mogi das Cruzes-SP), Ginásio Wlamir Marques (Corinthians-SP), Ginásio Henrique Villaboim (Pinheiros-SP) e Ginásio da IESPLAN (Brasília-DF).
A rodada de abertura da 13ª edição do NBB será disputada no dia 10 de novembro, no Maracanãzinho, com os duelos Campo Mourão x Fortaleza Basquete Cearense e Flamengo x Minas. Confira aqui a tabela de jogos completa do 1º turno da competição.
O sistema de sedes foi escolhido pelo Conselho de Administração da LNB com o objetivo de minimizar os deslocamentos dos clubes e, consequentemente, diminuir os riscos de contaminação da Covid-19, além de reduzir os custos de logística. Da mesma forma, foi tomada a decisão de realizar as sedes em capitais para evitar os longos deslocamentos terrestres para cidades do interior ou cidades que não tenham aeroportos.
O sistema de disputa do segundo turno do NBB 13 dependerá de dois fatores para ser definido: o monitoramento da pandemia e o andamento das sedes. Por isso, no dia 8 de dezembro será realizada uma reunião do Conselho de Administração da LNB em que serão avaliadas ambas as questões.
Caso os clubes optem pela manutenção do sistema de sedes, a tabela será montada da mesma maneira, respeitando todas as questões de logística e disponibilidade de cada sede. Já em caso de retorno ao antigo sistema, com clubes divididos em duplas e jogos nos respectivos ginásios de cada um, serão realizados sorteios para definir os mandantes dos confrontos.
O segundo turno do NBB vai começar após a realização da Copa Super 8, que acontecerá entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2021. O torneio reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB para uma disputa de mata-mata. O campeão terá uma vaga garantida na Basketball Champions League de 2022.
Assim como ocorreu na última temporada do NBB, encerrada antes do seu término em razão da pandemia, o Jumper Brasil fará uma ampla cobertura da competição. Nessa quinta-feira fomos eleitos pela LNB como o Melhor Perfil de Conteúdo sobre NBB.
Essa até o estagiário estava ansioso pelo anúncio! O “Melhor Perfil de Conteúdo sobre NBB” escolhido após votação foi………… o @jumperbrasil! 🏆🔥
Parabéns! 🎉🏀#PremiacaoAlternativaNBB #NBB pic.twitter.com/oDvGEZFGTq
Publicidade— NBB CAIXA (@NBB) October 8, 2020
Clubes que vão disputar a temporada 2020/21 do NBB:
1) Bauru Basket (SP)
2) Brasília Basquete (DF)
3) Campo Mourão Basquete (PR)
4) Caxias do Sul Basquete (RS)
5) Cerrado Basquete (DF)
6) Corinthians (SP)
7) Flamengo (RJ)
8) Fortaleza Basquete Cearense (CE)
9) Franca (SP)
10) Minas Tênis Clube (MG)
11) Mogi Basquete (SP)
12) Pato Basquete (PR)
13) Paulistano (SP)
14) Pinheiros (SP)
15) São Paulo (SP)
16) Unifacisa (PB)
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete:
Instagram
Youtube
Twitter
Facebook