Disputa pelo MVP da NBA tem Jokic, Doncic e Gilgeous-Alexander. Quem leva?

Três candidatos reais disputam os últimos jogos na luta pelo troféu

Jokic Doncic MVP NBA Fonte: Montagem / AFP

O MVP da temporada 2023/24 está sem definição alguma na NBA e o motivo é ótimo: Nikola Jokic, Luka Doncic e Shai Gilgeous-Alexander merecem o prêmio e vão brigar até o fim por ele. Enquanto o principal candidato (Joel Embiid) sofreu grave lesão e não vai atingir o número mínimo para premiações individuais, os outros três já chegaram lá. De acordo com a liga, a partir da atual campanha, é necessário fazer 65 partidas ou mais. Doncic chegou lá no último domingo.

Na última avaliação do site oficial da liga, o esloveno assumiu o segundo lugar, superando Gilgeous-Alexander. Ou seja, apenas Jokic fica na frente de Doncic pelo MVP da NBA. E com a melhora do Dallas Mavericks nas últimas semanas, o time encostou nos líderes do Oeste.

Publicidade

Mas existem diversas narrativas aqui para dar o MVP a qualquer um dos três. Sob vários aspectos, é possível determinar que um ou outro merece vencer em 2023/24. E, ao menos aqui neste artigo, não existe torcida específica para nenhum dos três. Até porque, todos possuem números para tal e fazem seus times melhores.

É bom ressaltar que Jokic sempre esteve entre os três primeiros na Corrida para o MVP, enquanto Doncic chegou a figurar em quinto após o Mavs ficar muito tempo na zona do play-in da NBA. No entanto, nenhum outro jogador teria uma narrativa melhor que Gilgeous-Alexander.

Publicidade

Só para entender, o Oklahoma City Thunder não era nem time de playoffs na última temporada. Então, quando salta para os três primeiros lugares do Oeste na campanha seguinte, é óbvio que Gilgeous-Alexander “ganha pontos” por isso e merece vencer.

Leia mais

Mas só isso garante a ele o prêmio?

Publicidade

De jeito nenhum.

Enquanto isso, Jokic foi MVP por dois anos consecutivos. Seria legal dar o prêmio a alguém que já possui?

Bem, seria. Ele foi campeão na última temporada e é um dos melhores jogadores da atualidade. Além disso, é um forte candidato a conquistar o título da NBA mais uma vez. Portanto, é óbvio que ele merece.

Publicidade

Tudo certo até aqui?

No entanto, ele não é o único que merece vencer.

Tem um esloveno que faz o Mavericks parecer uma equipe melhor do que é. Se a gente comparar com o início de temporada, com certeza. Mas as trocas que a direção conseguiu fazer na última trade deadline, além das presenças constantes de Kyrie Irving e Luka Doncic em quadra, trouxeram um novo integrante na concorrência.

Publicidade

Após sete vitórias consecutivas, o Mavs chegou a igualar a campanha do New Orleans Pelicans e empatou pelo quinto lugar do Oeste no domingo. Então, com a derrota do Pelicans para o Phoenix Suns, a equipe se isolou ali. Mas vão dar o prêmio ao jogador de um time na quinta posição de uma Conferência?

Voltamos em 2017 e lembramos que Russell Westbrook abriu precendente. O Thunder daquela época foi apenas o sexto no Oeste e, mesmo assim, Westbrook venceu por causa da campanha de triplo-duplo. Ele teve outras duas temporadas assim, mas passou longe de receber consideração para tal.

Publicidade

Os números

No momento, Nikola Jokic possui médias de 26.1 pontos, 12.3 rebotes, 9.0 assistências, além de 1.3 roubo de bola, enquanto o Denver Nuggets soma 52 vitórias e 23 derrotas.

Depois, Shai Gilgeous-Alexander vem fazendo 30.3 pontos, 6.3 assistências, 5.3 rebotes, 2.1 roubo de bola (lidera a NBA) e o Thunder tem camapnha igual ao do Nuggets.

Por fim, Luka Doncic faz 34.0 pontos, 9.8 assistências, 9.1 rebotes, 1.5 roubo de bola e 38% no perímetro. E o Mavs, por outro lado, venceu 45 vitórias e perdeu 29.

Publicidade

Motivos

Vamos lá. Para dar um prêmio de MVP a um jogador, é necessário o que?

1. Que ele tenha grandes números
2. O jogador precisa ser consistente
3. Atuar em 65 jogos
4. O time precisa ser melhor com ele do que sem ele
5. No fim da temporada regular, a equipe precisa ter campanha muito forte. De preferência, ficar entre as quatro melhores da Conferência

Publicidade

Por partes, então.

Os três possuem números para tal, são consistentes, atuaram no mínimo de partidas e, definitivamente, os times são melhores com eles do que sem eles. O Mavs, por exemplo, tem duas vitórias em oito jogos que Doncic não atuou. Mas ao mesmo tempo, a equipe texana só cresceu de produção mesmo após a parada para o All-Star Game.

Publicidade

Embora seja uma “novidade”, o quinto lugar no Oeste incomoda o votante. É necessário entender isso. Não é uma vontade do Jumper Brasil que esse tipo de coisa existe. É assim há muito tempo. E como falamos, Westbrook foi MVP com uma sexta posição fazendo campanha de triplo-duplo, algo que parecia impossível.

Outros concorrentes?

Giannis Antetokounmpo poderia fazer parte do grupo, mas não faz. Por que?

Olhem o Milwaukee Bucks, todo desorganizado ao longo da temporada. Primeiro, vencia com o técnico Adrian Griffin, mas com uma defesa horrorosa e pouco funcional. Mesmo assim, tinha uma campanha de 30 vitórias e 13 derrotas com o treinador que fazia seu primeiro ano. Então, a diretoria o demitiu.

Publicidade

O experiente Doc Rivers assumiu, mas sabe qual é a campanha dele desde então? São 15 vitórias e 13 derrotas.

OK, a defesa melhorou, o Bucks é o segundo no Leste, tudo lindo. Mas mesmo assim, o time está 11.5 jogos atrás do Boston Celtics. É uma diferença maior do que entre o Thunder (primeiro do Oeste) e o Los Angeles Lakers (nono). Ou seja, sem chances para Giannis.

Publicidade

Apesar de o grego preencher requisitos, seu time não o ajuda em um Leste consideravelmente mais fraco.

Depois, tem Jayson Tatum, do próprio Celtics. Mas olha… seus números são incríveis, tem a melhor campanha e tudo mais. Não será MVP por apenas dois motivos: Boston é muito melhor que seus concorrentes e, o principal, a final de 2022 está na cabeça dos votantes. Ou seja, enquanto ele não for campeão, esqueça. Tatum jamais vai brigar por MVP da NBA.

Publicidade

Afinal, quem leva o MVP da NBA?

Bem, é uma resposta que ninguém tem ainda. Se for por narrativa, os três possuem chances reais, mas Shai Gilgeous-Alexander leva alguma vantagem pelo fato de o Oklahoma City Thunder disputar a melhor campanha do Oeste. Por outro lado, tem um Nikola Jokic cada vez mais impressionante no atual campeão Denver Nuggets. Por fim, Luka Doncic entrou na briga por conta de uma ótima segunda metade de temporada do Dallas Mavericks.

Então, existem motivos para acreditarmos que os três sejam os mais votados. Agora, a questão está mais para os últimos jogos da temporada e quem precisa, de fato, vencer. Neste caso, o Mavericks é a bola da vez, pois Nuggets e Thunder já se garantiram.

Publicidade

No fim, o MVP da NBA será bem entregue, seja para Jokic, Doncic ou Gilgeous-Alexander.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários