A revista Forbes divulgou o ranking dos jogadores mais midiáticos (comercializáveis) da NBA e, para surpresa de muitos, o primeiro nome da lista não é o de Lebron James, do Miami Heat, ou Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers. O alemão Dirk Nowitzki (foto), campeão da última temporada pelo Dallas Mavericks, ocupa o primeiro lugar no ranking.
Segundo o estudo feito pela Nielsen Sports, uma das empresas mais respeitadas do mundo no mercado de pesquisa e mídia, os critérios utilizados para a pontuação dos atletas nesse ranking foram os atributos de imagem e de personalidade, como sinceridade, acessibilidade, experiência e influência. Com a mudança para o Miami Heat e o envolvimento em algumas polêmicas, LeBron James ficou de fora do TOP 10, o que comprova a diminuição da aceitação do consumidor em relação a sua imagem.
O mais interessante é que Nowitzki, que na semana passada ganhou o prêmio ESPY Awards de melhor atleta do ano, sequer possui um agente para cuidar da sua carreira. É ele quem negocia seus próprios contratos. Em entrevista recente, o alemão afirmou que se preocupa apenas em jogar basquete. “Eu sempre quis ser um jogador de basquete. Nada mais. Nada menos. Eu nunca me considerei ser uma marca”, afirmou Nowitzki.
Confira a lista dos 10 jogadores mais midiáticos da NBA
1 | Dirk Nowitzki | Dallas Mavericks | 132 pontos |
2 | Kobe Bryant | Los Angeles Lakers | 83 pontos |
3 | Steve Nash | Phoenix Suns | 68 pontos |
4 | Kevin Garnett | Boston Celtics | 65 pontos |
5 | Tim Duncan | San Antonio Spurs | 51 pontos |
6 | Jason Kidd | Dallas Mavericks | 47 pontos |
7 | Grant Hill | Phoenix Suns | 41 pontos |
8 | Derrick Rose | Chicago Bulls | 41 pontos |
9 | Pau Gasol | Los Angeles Lakers | 40 pontos |
10 | Vince Carter | Phoenix Suns | 38 pontos |