O ala-pivô alemão Dirk Nowitzki (foto), campeão da última temporada da NBA pelo Dallas Mavericks, foi o grande vencedor da 19ª edição do ESPY Awards, premiação anual da ESPN feita através do voto popular pela internet e que é considerada o Oscar dos esportes.
No evento, realizado nessa quarta-feira no Nokia Theatre, em Los Angeles, Nowitzki recebeu o troféu de melhor atleta do ano. Ele é o primeiro jogador da NBA a ganhar o prêmio desde Michael Jordan, em 1993. Os concorrentes de Nowitzki ao troféu eram o tenista espanhol Rafael Nadal; o quarterback do Green Bay Packers, Aaron Rodgers; e o piloto da Nascar, Jimmie Johnson.
O alemão ainda ganhou o prêmio de melhor jogador da NBA. Ele venceu a disputa contra Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers; Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder; LeBron James, do Miami Heat; e Derrick Rose, do Chicago Bulls.
Já o Dallas Mavericks foi escolhido o melhor time do ano, vencendo na disputa o Auburn Football (time universitário de futebol americano), o Boston Bruins (NHL), o Green Bay Packers (NFL), o San Francisco Giants (MLB) e o Texas A&M (time universitário de basquete feminino).
O técnico do Mavs, Rick Carlisle, levou o prêmio de melhor técnico. Ele concorreu com Jim Calhoun, do basquete universitário masculino de Connecticut; Gene Chizik, do Auburn Football; Mike McCarthy, do Green Bay Packers e Dom Starsia, do Virginia Lacrosse.