O agendamento da primeira partida da história da NBA no Brasil parece ser apenas o primeiro passo de uma grande estratégia para popularizar o basquete norte-americano por aqui. Em entrevista ao blog do jornalista Erich Beting, no portal UOL, o gerente-geral da NBA no país, Arnon de Mello, revelou que está em negociações com emissoras de TV aberta para que jogos da liga voltem a ser transmitidos para todo o país.
“Esse é um dos nossos grandes desafios no Brasil: aumentar a distribuição e fazer com que as pessoas que não eram fãs ardorosas do basquete da NBA possam, de vez em quando, se esbarrar com a programação da liga na televisão. Acho que isso é muito importante, porque é assim que a gente vai crescer”, contou Mello, que também fala na realização de mais eventos de basquete no país visando aumentar o número de fãs do esporte.
Entre os eventos que a liga realiza no Brasil está o NBA 3×3, que teve sua última edição no fim de semana passado. O torneio de basquete entre trios foi disputado no Parque Madureira, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do pivô Anderson Varejão.
Os canais fechados ESPN e Space são, atualmente, os responsáveis por levarem as emoções da NBA ao público brasileiro. O leque foi ampliado no decorrer da última temporada, quando a liga passou a transmitir, de forma gratuita, partidas ao vivo por meio de seu site. A medida foi uma forma de popularizar o outro trunfo do basquete norte-americano para conseguir adeptos em terras brasileiras: o League Pass, pacote com a transmissão de jogos pela internet.
“O digital é o grande negócio nosso no momento. O League Pass no Brasil é o quinto mais vendido no mundo e a gente acredita muito que isso vá crescer ainda mais. Então, queremos colocar transmissões ao vivo de alguns jogos de graça pela internet, pela TV a cabo e pela TV aberta”, explicou o dirigente brasileiro.