Dino Radja: “Russell Westbrook não jogaria na Europa”

Para o ex-jogador do Boston Celtics, astro do Wizards não teria sucesso por conta da defesa e da ausência de arremessos do perímetro

westbrook lebron lakers reunião Fonte: Patrick Smith/AFP

O basquete da NBA é diferente do praticado no resto do mundo. Seja pela parte física ou técnica, muitos jogadores que migraram não conseguiram obter grande sucesso de um lado ou de outro. Para o ex-jogador do Boston Celtics Dino Radja, o astro Russell Westbrook, do Washington Wizards, não conseguiria ter tal sucesso no basquete da Europa.

“Para mim, aquele Westbrook… se ele jogasse no Barcelona, CSKA e pedisse a ele para ser campeão europeu, isso jamais aconteceria”, afirmou o croata em entrevista ao site Basketball Network. “Eles não defendem na NBA e chegam na Europa cinco jogadores que sabem o que estão fazendo”.

Publicidade

Ainda que seja improvável a ida de Westbrook ou qualquer astro da NBA para a Europa, a ausência do arremesso eficiente do perímetro de diversos jogadores da liga é, também, uma das chaves para a dúvida de Radja.

“Eles fecham o garrafão, não deixam você pegar rebote ofensivo. A Croácia enfrentou a Grécia na fase de classificação para as Olimpíadas e aquilo era tática”, disse. “Giannis [Antetokounmpo] é um bom jogador, ele ainda não era MVP, mas estava no topo. Não o deixe penetrar, bloqueie suas tentativas e não o deixe receber a bola no contra-ataque. Todo o resto, deixe ele fazer. Ele anotou quatro pontos contra a gente”.

Publicidade

Radja atuou no Celtics entre 1993 e 1997 no início da de europeus para a NBA, logo depois das Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Apesar de ter tido sucesso na equipe de Massachusetts, com médias de 16.7 pontos, 8.4 rebotes e 1.3 bloqueio em 224 jogos, o ex-atleta foi negociado para o Philadelphia 76ers, o que mudou seus rumos na NBA. Ele não passou nos exames físicos e retornou ao Celtics, que o dispensou em seguida, aos 30 anos. Depois, retornou para a Europa, onde jogou por mais seis anos.

Após um início ruim de Westbrook no Wizards, o armador melhorou sua produção recentemente. Na atual temporada, ele registra médias de 21.8 pontos, 10.2 assistências e 9.6 rebotes, além de um aproveitamento de 32.1% nos arremessos de três.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários