De acordo com uma reportagem veiculada no jornal The Atlanta Journal-Constitution, o jornalista Chris Vivlamore afirmou que o ex-pivô congolês Dikembe Mutombo, junto com um grupo de investidores, estaria interessado em adquirir o Atlanta Hawks.
Vivlamore afirma que o grupo é composto por empresários da cidade e já começou os trabalhos preliminares para se envolver na compra da franquia. O jornalista também afirma que o grupo pode consistir também de outros ex-jogadores da NBA. Vivlamore conclui afirmando que o grupo deve se encontrar em breve com Adam Silver, comissário da NBA, para discutir o assunto.
A franquia de Atlanta anunciou que estava à venda após as polêmicas de comentários racistas envolvendo o dono Bruce Levenson e o gerente geral Danny Ferry.
A polêmica envolvendo Levenson e Ferry se dá devido a um e-mail trocado por ambos onde eles veiculam uma teoria que os torcedores brancos do Hawks não estavam indo aos jogos devido aos torcedores afro-americanos. Em outro e-mail, Ferry afirmou que o ala britânico Luol Deng “tinha um pouco de africano nele”.
Na quinta-feira passada (16), o ex-jogador do Sacramento Kings, o ala-pivô Chris Webber, afirmou que também possui interesse em adquirir a franquia da Georgia.
Natural de Kinshasa, na República Democrática do Congo, Dikembe Mutombo jogou o universitário americano por Georgetown e foi a quarta escolha do Draft de 1991. Durante sua carreira, o pivô passou pelo Nuggets, Hawks, 76ers, Nets, Knicks e Rockets. Mutombo foi oito vezes para o All-Star Game e quatro vezes eleito jogador defensivo do ano.