O Jumper Brasil dá prosseguimento à série “NBA Draft 2024″, agora com o combo guard Devin Carter. Destaque da Universidade Providence, ele é projetado como uma escolha top 15 do recrutamento deste ano. Confira a análise do site para o atleta de 22 anos.
Devin Carter
Idade: 22 anos
País: EUA
Universidade: Providence (junior – três temporadas no College)
Posições: ala-armador/armador
Altura: 6’3″ (1,91m)
Envergadura: 6’8.75″ (2,05m)
Peso: 88 kg
Médias na última temporada: 19,7 pontos, 8,7 rebotes, 3,6 assistências, 1,8 roubo de bola, um toco, 2,7 turnovers, 47,3% nos arremessos de quadra, 37,7% nas bolas de três (com 6,8 tentativas por jogo), 74,9% nos lances livres (com 5,2 tentativas por jogo), 35,3 minutos por jogo
Atributos físicos e atléticos
- Carter possui atributos físico-atléticos de elite. Tem muita agilidade, explosão e é simplesmente letal no jogo de transição. Além disso, impressiona pela ótima impulsão e envergadura invejável. Possui força suficiente para absorver contato.
Ataque
- Excelente finalizador (com ambas as mãos). Possui um primeiro passo explosivo e, assim, consegue chegar à cesta com facilidade. Coloca muita pressão no aro e, consequentemente, vai com frequência para a linha do lance livre. Ou seja, é um autêntico slasher (jogador que tem como base do seu jogo ofensivo a infiltração). Além disso, não foge do jogo mais físico. Mostra facilidade em atacar closeouts. Aliás, Carter possui muito recurso em suas bandejas na hora de finalizar, pois exibe um ótimo trabalho de pés (spin moves, euro step).
- Arremessador eficiente do perímetro (sobretudo nas situaçoes de catch-and-shoot). Na última temporada, Carter arremessou bem e com alto volume na longa distância. Nesse aspecto do jogo, ele teve uma nítida evolução. Afinal, em seus dois primeiros anos no College, o aproveitamento nas bolas de três ficou abaixo dos 30%.
- Não é um passador natural, mas consegue criar para os companheiros no pick-and-roll. Carter se destaca no drive-and-kick (quando infiltra e passa a bola para um companheiro em melhor condições de pontuar), seja após screens ou atacando closeouts.
Defesa
- Defensor de elite. Aliás, Devin Carter talvez seja o melhor nesse quesito entre os guards inscritos no Draft 2024 da NBA. Disruptivo, combina braços longos e ativos, instintos apurados, força física, agilidade lateral e trabalho de pés de elite. Ele é simplesmente excepcional na antecipação das linhas de passe. Também gosta de pressionar o adversário que está com a bola nas mãos para forçar turnovers. Além disso, ele possui um ótimo timing para contestar e bloquear arremessos. Em suma, um autêntico pitbull na defesa e um ótimo defensor no ponto-de-ataque (POA).
- Disciplinado, solidário e incansável, Carter joga para o time e sempre dá o máximo em quadra. Desse modo, não falta vontade e “motor” de sua parte. Então, trata-se de um verdadeiro competidor.
- Reboteiro de elite para um jogador da posição. Agressivo e atento, Carter se posiciona muito bem e tem instintos apurados. Usa bem o corpo para proteger espaço e pegar rebotes defensivos.
Leia mais sobre o Draft da NBA!
Pontos fracos
- Precisa melhorar o controle de bola. Na última temporada, ele obteve uma taxa elevada de desperdícios de bola. Aliás, sua proporção de assistências por erros é preocupante. Exibe dificuldades para mudar de direção, o que limita sua capacidade de criar separação para marcadores.
- Como o seu forte não é criar jogadas para os companheiros, e seu controle de bola não é refinado, Carter deverá ser utilizado como ballhandler secundário da NBA.
- Apesar do bom aproveitamento em 2023/24, sua mecânica de arremesso carece de reparos (lenta, baixo ponto de lançamento). Além disso, não é eficiente arremessando após o drible.
- Oferece pouco upside. Ou seja, não possui tanto teto para evolução. Dessa forma, tende a ser um role player na NBA.
Conclusão
- Devin Carter é um dos prospectos do Draft de 2024 que tem as ferramentas necessárias para contribuir de imediato na NBA. Há de se destacar, sobretudo, a sua capacidade de defender e arremessar com eficiência fora da bola. Ou seja, deverá se tornar um 3-and-D muito útil na liga. Além disso, Carter é explosivo e agressivo em quadra. Ele possui os chamados intangíveis, algo valioso na NBA. Consigo visualizá-lo como uma peça complementar importante em um contender. Carter, portanto, é uma escolha segura em uma classe repleta de incertezas. É um dos meus prospectos favoritos deste ano. Detalhe: ele é filho de Anthony Carter, ex-armador que jogou por 13 anos da NBA e hoje trabalha como assistente de Taylor Jenkins no Memphis Grizzlies.
Comparações: Derrick White (Boston Celtics) / Bruce Brown (Toronto Raptors)
Projeção: entre as escolhas 8 e 15
Confira alguns lances de Devin Carter, prospecto do Draft 2024 da NBA
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA