O sérvio Milos Teodosic é um dos grandes jogadores europeus que sempre chamam a atenção de dirigentes da NBA em torneios internacionais. E ele teve chances reais de deixar o velho continente para atuar no basquete norte-americano há três anos. O empresário do armador, Nick Lotsos, confirmou que seu cliente chegou a estudar seriamente uma proposta do Memphis Grizzlies em 2013.
De acordo com David Pick, do site Basketball Insiders, a franquia do Tennessee fez uma oferta contratual de duas temporadas e mais de US$5 milhões em salários ao astro da seleção da Sérvia. O atleta de 29 anos não aceitou e preferiu renovar seu contrato com o CSKA Moscou até o meio do ano que vem. Ele voltará a ser agente livre em 2017 e deverá receber novo interesse de times da NBA.
Mas será que Teodosic teria ambição de encarar o desafio do basquete dos EUA aos 30 anos? Ele já deu a entender que só iria aos seus termos. “Todos os jogadores, admitam ou não, tem desejo de jogar na NBA. E ainda tenho vontade de tentar. É claro, porém, que não o faria a qualquer custo. Se deixasse a Europa, teria que ser para uma situação em que saberia que vou jogar”, explicou.
O armador sérvio, jogando ou não na NBA a partir do ano que vem, possui um fã incondicional nos EUA: o técnico Mike Krzyzewski. “Eu amo Milos. Ele é tão bom armador e jogador quanto você vai encontrar na Europa”, elogiou.