Destaque no Cavs, Anderson Varejão pode ser trocado

De acordo com o jornalista Jason Lloyd, do Akron Bacon Journal, a evolução do brasileiro Anderson Varejão no Cleveland Cavaliers, pode fazer com que o jogador seja negociado em breve. Nada é certo, no entanto, mas os rumores estão crescendo a cada dia. Varejão, que nesta temporada possui médias de 15.1 pontos, 15.3 rebotes e […]

Fonte:

De acordo com o jornalista Jason Lloyd, do Akron Bacon Journal, a evolução do brasileiro Anderson Varejão no Cleveland Cavaliers, pode fazer com que o jogador seja negociado em breve. Nada é certo, no entanto, mas os rumores estão crescendo a cada dia.

Varejão, que nesta temporada possui médias de 15.1 pontos, 15.3 rebotes e 1.4 roubada, convertendo 53.6% de aproveitamento nos arremessos e 80.7% nos lances livres, faz o seu melhor começo de temporada na NBA. Em 16 partidas, o jogador possui 12 duplo-duplos, sendo oito deles consecutivos. 

Nesse período, Varejão sempre anotou ao menos dez pontos e pegou 15 rebotes, sendo cinco deles ofensivos, atrás apenas de Moses Malone, que possui o recorde em 12 oportunidades seguidas. Recentemente, ele ultrapassou o ex-jogador Charles Barkley, que tinha seis jogos consecutivos.

Publicidade

E Barkley fez questão de elogiar as atuações do brasileiro. Para o ex-astro do Philadelphia 76ers, Phoenix Suns, e Houston Rockets, Varejão é o melhor ala da NBA depois de LeBron James. E Varejão só passou a jogar em outro nível depois que James foi para o Miami Heat.

Antes da saída de LeBron, o jogador possuía médias de 7.0 pontos e 6.7 rebotes na carreira. Depois disso, seus números pularam para 10.8 pontos e 11.4 rebotes.

“Ele continua feio. Ele continua jogando com aquela testeira feia”, brincou o técnico Lionel Hollins, do Memphis Grizzlies. “Acho que agora ele está tendo a grande oportunidade na carreira, não só correndo atrás dos rebotes, mas também recebendo a bola no ataque, arremessando de média distância, e fazendo aquilo que faz de melhor: pegando rebote ofensivo”.

Publicidade

Os elogios são também feitos por jogadores, como o pivô Marcin Gortat, do Phoenix Suns: “Ele não está jogando isso tudo por estar em último ano de contrato, como poderíamos pensar. Ele não está tentando empurrar ou disputar no braço com os caras de garrafão. Ele está passando por cima de todo mundo. O tempo de bola dele nos rebotes é simplesmente perfeito”.

O contrato de Varejão, que até então era motivo de piadas, vai até a temporada 2014-15 e receberá em torno de $27.3 milhões de dólares até lá. Hoje, seu acordo é considerado “amigo do time”, como diz Lloyd.

Publicidade

Para o jornalista, as chances de o camisa 17 ser trocado crescem a cada ponto e rebote. A diretoria do Cavaliers terá até fevereiro para tomar uma difícil decisão. Se há uma chance de lucrar em uma negociação com Varejão, o momento é agora. E seu valor de mercado cresceu demais com suas performances.

O problema, no entanto, é que Varejão está com 30 anos e os melhores jogadores de sua posição não são exatamente muito mais novos. Marc Gasol, Zach Randolph, Tyson Chandler, Al Jefferson, e LaMarcus Aldridge, estão todos acima dos 27.

Publicidade

Enquanto isso não acontece, Varejão segue sendo uma das principais surpresas na temporada 2012-13, ainda que em seu nono ano na NBA.

Últimas Notícias

Comentários